segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Os homens simples do sul..."

Por Vinicius Dio


Esta com toda a certeza não é apenas mais uma banda estadunidense sulista... Talvez eles sejam o grupo de Southern Rock mais famoso “mundialmente”. Estes homens simples do sul aos quais me refiro atendem pelo nome de Lynyrd Skynyrd! 

E o que começou como uma reunião barulhenta de amigos da escola, na cidade de Jacksonville no sul da Florida, em condições bem simplórias em uma garagem veio a ganhar proporções bem maiores no ano de 1973. A história da banda começou de fato em 1964, com o saudoso Ronnie Van Zant e seus amigos, todos ainda garotos. Porém a banda tem um desfecho histórico bem extenso, maior do que o espaço que me cabe aqui para disponibilizar tais informações. Por isso vou agarrar-me ao primeiro trabalho deles  que de fato veio a publico, para lhes fazer uma breve apresentação, porém recomendo que vocês procurem se informar sobre a trajetória dessa banda incrível!

Apontado por muitos como o melhor disco do Lynyrd Skynyrd, seu primogênito, de nome bem complicado (“Pronounced’ leh-nerd skin-nerd”), traz canções que se tornaram verdadeiros “hinos” dentro do estilo até os dias de hoje como a belíssima Free Bird! Que tocou exaustivamente nas rádios da época... E apesar de ser uma canção extensa com mais de 9 minutos e um solo que é praticamente a metade do tempo da musica , Free Bird não perdeu sua qualidade, muito pelo contrário, ela se tornou notória de forma a possuir um feeling tocante e uma empolgação extra, que mostra-se crucial para o encerramento do disco com chave de ouro! 

Apesar da canção que foi citada acima ser o ponto auto do disco, ele ainda conta com musicas de qualidade soberba como Tuesday’s Gone e Simple Man! Aliás, Simple Man atualmente vem sendo tema marcante na trilha sonora do seriado Supernatural como uma das principais canções do seriado!


Nós fãs da banda devemos toda essa trajetória “épica” para esses homens: Ronnie Van Zant (vocais), Allen Collins (guitarra), Gary Rossington (guitarra), Steve Gaines (guitarra), Leon Wilkson (baixo), Billy Powel (teclado/piano), Artimus Pyle (bateria), além dos vocais de apoio que compunham a formação clássica, e que através de seus sonhos de homens simples do sul deram seu primeiro vôo como um pássaro livre em direção a fama, proporcionando-nos inesquecíveis momentos com lindíssimas composições!




Ate a próxima!

Abraço
Vinicius - @SirAlghouti

5 comentários:

  1. Esses caras são realmente demais, infelizmente a saga da banda foi marcada por inúmeras tragédias!
    mas com certeza essa banda não sairá da memória de cada um de seus muitos fans! muito bom o texto! social rock clube está de parabéns! parabéns também para o Vinicius Dio!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Opa...Obrigado aí irmão! Nós do Social Rock Club agradecemos de coração a sua participação! Tudo que você falo sobre a banda é a mais pura verdade... Porém, ainda bem que as tragedias não conseguiram colocar um fim a trajetória da banda!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Tudo que o Lynyrd Skynyrd fez, mas tudo mesmo, é simplesmente sensacional. É uma das bandas mais foda de toda a historia do rock, sem duvida nenhuma.

    Fica 1 abraço

    Gustavo Henrique

    ResponderExcluir
  5. Lynyrd Skynyrd marcou época. Não é qualquer banda que possui guitarristas como Allen Collins, Gary Rossington , Steve Gaines.

    Steve Gaines entrou por último, o solo de That Smell do álbum Street Survivors é dele, e é perfeito.

    Free Bird é perfeita, assim como todo o primeiro álbum. As emocionantes Tuesday's Gone e Simple Man, me golpeiam forte toda vez que ouço ao menos os primeiros acordes.

    Uma da bandas que mereciam 200 anos de estrada, pena que o destino não quis que os membros originais assim fizessem.


    @LLArruda

    ResponderExcluir