quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O rock Com "Terror" Do Blue Oyster Cult

Por Vinicius Dio



Blue Oyster Cult é um grupo de Heavy Metal estadunidense que foi inicialmente formada com o nome de Soft White Underbelli em 1967. Pouco mais tarde com a troca de vocalista, a banda veio a ganhar o nome de Oaxaca, só mudando novamente para Blue Oyster Cult após assinar um contrato com a primeira gravadora (Columbia).  

Assim, com o nome definido, a banda veio a lançar seu primeiro disco homônimo em 1972. Tal trabalho não teve uma boa recepção nem do público e nem da crítica especializada. O mesmo viria acontecer com os dois próximos discos, mas sem desanimar a banda foi em frente, e em 1974 com o disco “Secret Treaties” eles conseguiram se direcionar ao caminho do sucesso e subir nas paradas! Através do bom resultado, a banda ganha um gás, e assim surge o primeiro hit da banda em 1976, a música "Don't Fear The Reapper" do álbum "Agents of Fortune" que fez parte da trilha sonora do clássico filme “cult” "Halloween"! As coisas iam caminhando bem para a banda se comparado ao começo de sua carreira... Inspirados pelo momento positivo e mais que oportuno, o Blue Oyster Cult cria a composição que talvez seja o maior hit da banda até os dias de hoje, estou falando da canção “Burning for You” do álbum "Fire of Unknow Origin" 1981! 


Apesar de seus maiores hits pertencerem a esses dois discos (Agents of Fortune; Fire of Unknow Origin) , e o sucesso da banda ter sido impulsionado pelo álbum “Secret Treaties”, eu colocaria também o disco “Spectres” de 1977 com a música Godzila, como um dos "progenitores" da fama conquistada pela banda. 

Blue Oyster Cult surgiu exatamente no cenário da década de setenta, em meio a grandes nomes de bandas clássicas como Black Sabbath e Deep Purple ajudando-as a dar cor e forma ao Rock ‘n’ Roll (Heavy Metal) dessa década! A banda, apesar de ter demorado a se firmar nas paradas de sucesso, não fica devendo nada para as demais bandas de sua época. E existia algo neles que chamava bastante atenção, principalmente dos admiradores da literatura de terror! Afinal o que destacava realmente essa banda das outras bandas de Heavy/Metal é exatamente suas letras e temática, todas baseadas em contos e lendas de horror e ficção científica, inspiradas por escritores como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King. O Blue Oyster Cult continua ativo até os dias atuais, transportando ainda tais contos das páginas dos livros para as caixas de som dentro de suas respectivas moradas! 

Mesmo com toda sua qualidade musical apresentada em estúdio, tenho pra mim  que era ao vivo que a banda transparecia toda sua competência musical!  

Formação atual:
Eric Bloom: vocal, Guitarra rítmica, Buck Dharma: guitarra solo e vocal, Richie Castellano: teclado, guitarra e vocal, Rudy Sarzo: baixo, Jules Radino: bateria, percussão.

Formação Original:
Eric Bloom: vocal, Guitarra rítmica, Buck Dharma: Guitarra solo, vocal, Allen Lanier: teclado, guitarra, Joe Bouchard: baixo, vocal, Albert Bouchard: bateria, percussão, vocal.

Álbuns de studio: 
Blue Öyster Cult (1972), Tyranny and Mutation(1973), Secret Treaties (1974), Agents of Fortune (1976), Spectres (1977), Mirrors(1979), Cultösaurus Erectus (1980), Fire of Unknown Origin (1981), The Revölution by Night (1983), Club Ninja (1985), Imaginos (1988), Heaven Forbid (1998), Curse of the Hidden Mirror(2001).






Até a próxima...

Vinicius Dio - @SirAlGhouti 
Follow Me

3 comentários:

  1. i'm burn... eu conhecia a musica e eis q hj descubro de qm é... valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. "Oh no, they say he's got to go, go, go, Godzilla! turunturum..... gozila-zila-zila"! Puta banda!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fazem parte da minha play list de todos os dias. Nem preciso dizer mais nada né. heheheheh

    ResponderExcluir