sábado, 15 de outubro de 2011

Breve História do Metal

Por Emanuel Amaral




Nesta resenha eu pretendo contar aos fãs de rock um pouco da história de um dos mais importantes estilos... O HEAVY METAL!

“’Metal’ é a palavra que define um dos gêneros mais fragmentados e extremos do rock. O termo vem de “Heavy Metal” (metal pesado). Conta-se que foi o escritor beat William Burroughs o primeiro artista a tirar o termo do mundo da química, enquanto tantos outros discutem quais foram as primeiras bandas associadas ao gênero. O primeiro grupo a utilizar a expressão “Heavy Metal” em uma música foi o Steppenwolf, na clássica faixa “Born to Be Wild”.

Durante a década de 1970 o Heavy Metal foi o rótulo de várias bandas de Hard Rock, influenciadas pelo Rock Blues eletrizante das bandas inglesas como Kinks, Rolling Stones e Yardbirds. Led Zeppelin, Deep Purple, Cream e Blue Cheer também estão entre os pioneiros do gênero, mas um grupo pode ser considerado o “pai” do estilo. O Black Sabbath, com seu pesado e claustrofóbico primeiro disco, homônimo, deu a luz à um mundo de escuridão.

A partir da década de 80, com o chamado “New Wave of British Heavy Metal” (“Nova Onda Do Heavy Metal Britânico”), o estilo começou a se “popularizar”, fragmentando-se logo após em várias frentes: Power Metal, Black Metal, Doom Metal, Death Metal, Thrash Metal, Hair Metal, Speed Metal e mais unm sem número de subgêneros.

Alguns álbuns fundamentais para o Heavy Metal (na minha opinião):

Black Sabbath – “Black Sabbath” (1970) – O álbum que oficialmente deu origem a tudo. Calcado no peso e nos filmes de terror dos quais eram fãs, o antigo Earth cunhou um dos mais macabros momentos da história da música. Duas músicas definem esse maravilhoso álbum: a faixa-título, abrindo o álbum em tom menor, com o som sinistro da chuva e sinos. E a macabra “N.I.B.``, com sua frase: “Meu nome é Lúcifer, por favor, pegue minha mão”.




KISS – “Alive”(1975) - Para esse álbum só tenho uma coisa para dizer: “Rock n`Roll All Nite”. Não precisa de mais nada...




RUSH – “Fly By Night” (1975) - Você pode dizer: “Mas RUSH é Rock Progressivo!” Mas eu te digo: uma banda que influenciou grandes nomes do Heavy Metal (entre eles, o Metallica) não poderia ficar de fora dessa lista. Um álbum de grande importância, e com músicas fantásticas. Entre elas, ``In The End``.




Judas Priest – “British Steel” (1980) - Um dos álbuns mais importantes do Heavy Metal, contando com o vocal de Rob Halford: nada mais, nada menos que o “Deus do Metal”.




Motörhead – “No Sleep `Til Hammersmith” (1981) – Neste clássico a banda de Lemmy, famosa pelas apresentações bombásticas, mostra todo o seu poder no palco, detonando hinos como “Ace of Spades”, “Overkill”, entre outros. Simplesmente fantástico.





Iron Maiden – “The Number Of The Beast” (1982) – O álbum que alçou a banda ao patamar de um dos grupos mais influentes do Heavy Metal. Qual metaleiro nunca ouviu o refrão impactante, na qual Bruce Dickinson evoca o número da besta, para o desespero dos pais? 




Venom – “Black Metal” (1982) - O Venom levou a tarefa de assustar os pais ao extremo com seu segundo álbum, e de lambuja criou e nomeou um subgênero onde o satanismo e o oculto influenciariam as bandas que viriam posteriormente. Faixas como “Countess Bathory”, “Leave Me in Hell” e “Black Metal” representam muito bem a proposta “obscura” da banda.




Slayer – “Reign in Blood” (1986) - Em 1986, na efervescente cena Thrash da Bay Area, Tom Araya, Kerry King e companhia criaram um dos álbuns mais brutais, rápidos e agressivos, numa época em que as grandes gravadoras se voltavam para as bandas mais pesadas. “Reign in Blood” misturou tudo o que havia de mais extremo, no som e nos temas, para criar uma obra prima do Heavy Metal.




Metallica – “Master of Puppets” (1986) – Na mesma época, outra banda de Thrash Metal cunhou mais uma obra-prima do estilo. O álbum fecha uma fase áurea com chave-de-ouro, como se o grupo soubesse o que viria a acontecer de fatídico com Cliff Burton.




Helloween – “The Keeper of the Seven Keys Pt.1” (1987) - O Heavy Metal “melódico”, ou Power Metal, é a característica dessa banda, considerada o “pai” deste subgênero tão controverso. E a origem do estilo se deu neste álbum, com clássicos como “Twilight of the Gods” e “Future World”.




System of a Down – “Toxicity” (2001) - Porradas como “Prison Song” e a faixa-título chamam a atenção no principal disco da banda, assim como outras canções com momentos mais “pop” (e ainda pesadas) como “Aerials” e o hit “Chop Suey”.




É isso ai... Um pouco da história do Heavy Metal...

Valeu... Um abraço! 

@BLSheavyemanuel

5 comentários:

  1. E ESSE É MAIS UM TEXTO DO NOSSO AMIGO EMANUEL!

    ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  2. É... você citou bons exemplos davariadas formas do Heavy Metal ao longo do tempo. Todos com suas partes boas e ruins, mas pra ser sincera, gosto de todas as bandas aí listadas!!!

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  3. Só tenho a agradecer pela breve história. Essas são todas bandas que eu amo, sem exceção de nenhuma delas, e saber um pouco mais de como tudo começou é sempre muito bom. Ta ai minha play list de sábado a noite, rs. Valeu... ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a matéria sobre a história do Metal *____* e ainda mais, ver boa parte das minhas bandas favoritas aqui. O blog está de parabéns^^

    ResponderExcluir
  5. VALEU parceiro (vinicius dio, e a todos do social rock club) por publicarem mais um dos meus posts...valeu a todos pelos comentarios e por terem aprovado...estou começando minha "jornada" no social rock club com os dois posts,(esse e o do Black Label Society) e vem mai por ai... mais um louco por rock para dar uma força a esse grande blog...paixao pelo rock compartilhada...como o Marcelo falou a um tempo atras e que eu venho levando comigo desde entao...pode nao ser uma ideia atual mais vale muito para os nossos dias em que o rock e os rockeiros estao com os olhos vendados e precissam enchergar... "UNIAO PELO ROCK" esse deve ser o grito dos rockeiros pelo mundo a fora... @BLSheavyemanuel... me sigam no twitter...sigo todos de volta...valeu

    ResponderExcluir