quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Barry Feinstein: O Retrato do Rock n Roll


Por Leticia Gonçalves

Bob Dylan por Barry Feinstein
Entre as paixões que eu tenho nessa vida estão a fotografia, a cerveja e o rock n roll. A última já teve várias perdas ao longo dos anos, a segunda (até onde eu sei) só perdeu os grandes monges cervejeiros belgas e a primeira perdeu, na semana passada, alguém que sabia como retratá-la.


Nascido em 1935, Barry Feinstein era "o cara". Depois de anos trabalhando como fotógrafo dos astros de Hollywood, Feinstein decidiu que em suas horas livres trabalharia para a música. Um dos primeiros trabalhos foi com Bob Dylan, em 1964, quando faria a capa de The Times They Are A-Changin. Entre algumas de suas principais fotografias, estão as que podem ser vistas nos álbuns All Things Must Pass, de George Harrison (na época, ex-Beatle) e o primeiro álbum solo de Eric Clapton, homônimo do cantor. Pearl, último álbum de Janis Joplin, também conta com uma foto assinada pelo norte-americano, assim como Beggars Banquet, dos Rolling Stones.



Autodidata, Feinstein morreu deixando (segundo informação da BBC de Londres) aproximadamente 500 fotografias. Parte de seu trabalho pode ser visto em dois documentários dirigidos por Martin Scorsese... "No Direction Home: Bob Dylan" (2005) e o mais atual, George Harrison: Living in The Material World.





Leticia Gonçalves

4 comentários:

  1. Sensacional !

    Parabéns pelo post !

    Abração !

    ResponderExcluir
  2. nossa, vou até mandar esse post p/ uma amiga q é fotografa, ela c/ certeza vai curtir!!!!!!
    tá mandando bem leticia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito de fotografia, mas me falta tempo pra me dedicar. Parabéns pelo post, ficou ótimo.

    ResponderExcluir