segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Rod Evans e o Captain Beyond

Por Vinicius Dio

Após lançar alguns sucessos ao lado da banda Deep Purple, Rod Evans (vocal) juntou-se com outros grandes nomes de grupos proeminentes e em Los Angeles fundaram a banda estadunidense Captain Beyond em 1972. Estes outros nomes eram: Lee Dorman (baixo) e Larry Reinharte (guitarra) do “Iron Butterfly” e Bobby Caudwell (bateria) do “Jonny Winter”.

Neste mesmo ano o grupo assinou com uma gravadora, e pouco tempo depois lançou seu álbum homônimo de estréia com uma sonoridade dentro do Hard Rock setentista e influências de Rock Progressivo! Logo no ano seguinte, a banda apresenta a seu público o disco Sufficiently Breathless que trazia em suas composições uma estrutura mais calcada no Hard/Progressivo que seu antecessor! Além de uma pequena mudança no estilo sonoro, a banda também sofreu uma mudança em seu line up, pois o baterista Bobby Caudwell foi substituído por Marty Rodriguez! Tais mudanças não comprometeram a estrutura sonora da banda, que fez esses dois álbuns que podem ser considerados clássicos por sua qualidade e competência com composições belíssimas! Segundo algumas fontes, devido a pouca receptividade dos fãs, a banda deu um tempo em sua carreira! Pra ser mais exato, este tempo durou até 1977, quando eles retomam a vida dos palcos, porém sem a inestimável presença do vocalista Rod Evans! 


Após estes eventos a banda veio a lançar mais dois discos, um ainda em 1977 “Dawn Explosion” e outro em 2000 Night Train Calling com Willie Darfin nos vocais! Estes dois discos também são bons por sinal, mas nada comparado as duas preciosidades produzidas por essa banda no começo de sua carreira! 

Captain Beyond é uma das melhores bandas setentistas que permaneceram na cena “underground” da época! E que infelizmente a falta de reconhecimento desencadeou o “fim” de um grupo que era muito promissor! 



Ate a próxima... 

Vinicius Dio - @SirAlghouti  

2 comentários:

  1. Sensacional esse primeiro álbum ! A sonoridade desse disco é fantástica. Acho que é uma das gravações de guitarra estilo Strato mais legais do Rock 70

    ResponderExcluir
  2. cara... sempre q tem algum post sobre bandas dos anos 70 eu tento prestar mto mais atenção, pq cada vez eu vejo mais q é a época q menos conheço de bandas...
    valeu pelas informações!!

    ResponderExcluir