terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Metal Alemão Do Rammstein

Por Ulisses Putz



Rammstein é uma das bandas alemãs que mais alcançou sucesso fora da Alemanha. Formada na cidade de Berlim em 1994 a banda ostenta até hoje sua primeira formação. Seu nome vem de um acidente em um show aéreo na cidade chama Ramstein (com um M a menos que o nome da banda) aonde três aviões colidiram no ar e mataram 70 pessoas.

A banda é:
Till Lindemann – Vocal
Richard Kruspe – Guitarra e Backing Vocal
Paul Landres – Guitarra e Backing Vocal
Oliver Riedel – Baixo
Christoph (Doom) Schneider – Bateria
Christian (Doktor Flake) Lorenz – Teclado

Vieram ao Brasil duas vezes, a primeira convidados pelo Kiss. A primeira vez para serem a banda de abertura e na segunda vez (2010) vieram como banda principal em turnê de seu último álbum Liebe Ist Für Alle Da. Com um visual mau encarado as músicas são bem pesadas e contêm algumas partes de Techno, o que faz muitos rotular a banda como Metal Industrial. Algumas de suas músicas falam sobre política, mas a maneira como escrevem se tornam passíveis de dupla interpretação.



Vamos a algumas curiosidades:


A música Amérika faz uma alusão a não chegada do americano a lua;
A música Mein Teil foi inspirada no canibal alemão Armim Meiwes;
Till diz que não gosta muito de ser observado e no palco mantêm o olhar fixo em um lugar, o que geralmente é o homem da mesa de mixagem;
Na edição européia do álbum "Reise, Reise" existe uma faixa oculta que contém a gravação da caixa preta do voo JAL123 da Japan Airlines momentos antes do avião cair;

Álbuns:

Herzeleid – 1995
Sehnsucht – 1997
Live Aus Berlin (ao vivo) – 1999
Mutter – 2001
Reise, Reise – 2004
Rosenrot – 2005
Võlkerball (ao vivo) – 2006
Liebe Ist Für Alle Da – 2009


Um abraço a todos e até a próxima

Ulisses Putz

6 comentários:

  1. Muito interessante o som dessa banda. Um belo exemplo de uso dos teclados a favor da composição. Acho maneiro o fato deles cantarem em alemão. O idioma combina bem com rock pesado! Gosto muito do som de guitarra dos caras, principalmente depois de assistir a apresentação deles no Sonisphere 2010. Não sou grande conhecedor do trabalho da banda mas curto muito duas músicas: "Feuer Frei" – trilha do filme Triplo X e "Du Hast" que entrou no game Guitar Hero 5.

    Valeu !

    ResponderExcluir
  2. Sim, eles souberam trabalhar bem o teclado com a música pesada. Minha mulher e eu somos descendentes de alemães, mas só comecei a me interessar pela língua depois que conheci eles.

    ResponderExcluir
  3. cara, é a 1ª vez q leio sobre a banda, isso pq alguns amigos são viciados neles... mas ler sobre qm são, é a 1ª vez... mandou bem!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tava ouvindo esses caras outro dia, me amarrei no som deles muito bom mesmo. E agora conhecendo um pouco da história da banda. ;)

    ResponderExcluir
  5. A banda é polêmica, tem muito mais por trás deles, esse foi só um pequeno resumo. Mas vale a pena viu...

    ResponderExcluir
  6. Conheci a banda através de um amigo, hoje sou fã deles. Admiro eles por se empenharem muito e por fazerem um belo trabalho. Hoje faço curso de alemão por que acho interessante e gosto do idioma!

    ResponderExcluir