quarta-feira, 12 de outubro de 2011

OS MUTANTES - Parte IV

Por Gustavo Henrique

A DIVINA COMÉDIA OU ANDO MEIO DESLIGADO (3º DISCO)


Início dos anos 70, mais precisamente, ano de 1970. Depois de 2 álbuns experimentalistas, que mesclavam rock psicodélico com tropicalismo, samba-rock, música caipira, e muitas inclusões sinfônicas, Os Mutantes chegavam ao seu 3º e um dos seus mais famosos lançamentos, ‘’A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado’’. Disco que foi produzido por Arnaldo Sacomani. Sim, ele mesmo. Aquele que é jurado dos programas Ídolos e Astros. Mais uma vez, Os Mutantes além de mostrarem seu potencial em compor, como fizeram nos outros 2 discos, também pegaram algumas músicas de outros artistas e fizeram versões com sua identidade. Um belo disco, que consolida o estilo único que Os Mutantes criaram no final dos anos 60 e desenvolveram durante os anos 70. A capa do disco é uma alusão ao Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri. Confiram as músicas:

1 – Ando Meio Desligado (3:02) = Uma das mais famosas composições dos Mutantes. Foi a 75ª música mais executada no Brasil em 1970. Música composta pelo trio Arnaldo-Sergio-Rita, com uma levada viajante, com belas percussões, com a bela voz de Rita Lee e com um belo solo de guitarra de Sergio Dias no final.



2 – Quem Tem Medo de Brincar de Amor? (3:36) = Música cheia de swing, com um instrumental bem agitado, com um teclado moog no fundo, os vocais de Rita Lee em um momento imitando ‘’gringo tentando falar portugues’’. A letra é uma clara alusão ao amor livre, que eles (Mutantes) como hippies, eram adeptos.



3 – Ave Lucifer (2:20) = Uma das músicas mais loucas dos Mutantes. Nela vários sons são possíveis de serem ouvidos. Quando a música fala da serpente, ouve-se um barulho de serpente rastejando. A letra é sensual e fala de sedução. Aos 1:23 nota-se que falta a palavra ‘’abrir’’ na frase: ‘’ Prometo abrir meu amor macio, como uma flor cheia de mel, pra te embriagar, sem ninguém nos ver’’. Segundo a censura, esse ‘’abrir’’ fazia alusão ao órgão genital feminino. Ouçam e tirem suas conclusões !



4 – Desculpe Babe (2:49) = Particularmente, essa é uma das músicas dos Mutantes que eu mais gosto. O clima hipponga, aliado ao vocal de Sergio Dias e Rita Lee é muito bonito. A letra fala de uma pessoa que está rompendo com o seu amor, que pelo jeito era meio egoísta, e não ligava muito para os planos do outro. Muito boa canção !



5 – Meu Refrigerador Não Funciona (6:52) = Essa é mais uma daquelas músicas que os Mutantes misturam a criatividade musical deles, com o bom humor inigualável na época. O instrumental é um mix de Since I’ve Been Loving You do Led Zeppellin com Reinassence. Tudo isso para dizer que... o refrigerador dele não funciona !!! hahaha...



6 – Hey Boy (2:47) = Numa letra que faz uma clara critica ao jeito playboy de ser, mostrando o quão vazios eram os playboyzinhos (já naquela época !), os Mutantes pegam um instrumental bem lúdico, dos anos 50, e transformam numa canção muito bem elaborada. A letra é hilária. A frase ‘’viver, por viver’’ fala muito...



7 – Preciso Urgentemente Encontrar Um Amigo (3:52) = Música de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, numa versão mais rockeira e psicodélica, com um toque bem Mutantes. Guitarra distorcida, moog, e os vocais de Sergio e Rita.



8 – Chao de Estrelas (3:13) = Música do cantor Silvio Caldas, que recebeu uma versão muito cômica dos Mutantes. Arnaldo canta com uma voz quase chorando, uma música triste. Eis que em 1:30 a música vira praticamente uma música de circo e vira engraçada, com sons muito engraçados. Enfim, uma comedia musical, muito boa.



9 – Jogo de Calçada (3:29) = Rockão psicodélico, bem básico e com letra que fala de loucuras de amor. Bem típico da época. Uma sonzera !



10 – Haleluia (3:42) = Basicamente, uma missa psicodélica. Uma das inúmeras viagens de Arnaldo Batista, o mais louco dos 3, disparadamente.



11 – Oh! Mulher Infiel (4:20) = Como na maioria do disco, essa música, instrumentalmente é rock psicodélico puro, acido, fervente, na sua primeira metade...pois na segunda metade, ela é piano, bateria e voz, até perto do final, quando volta a ser uma loucura de guitarra distorcida e a letra, fala de relacionamento. Muito louco o instrumental ! Bela música para encerrar esse discaço !



Em 30 de Dezembro de 1971, Rita e Arnaldo se casaram. Rita disse anos depois, que o casamento foi apenas para ganhar a independência dos pais e que os irmãos Arnaldo e Sergio disputaram no palitinho para ver quem se casaria com ela. Quando voltaram da lua-de-mel, o casal rasgaria a certidão de casamento no programa da apresentadora Hebe Camargo ! Loucuragem!!! Em 1971, os Mutantes lançariam um dos seus melhores discos, que é o clássico Jardim Eletrico ! Sem duvida nenhuma, o disco mais rock and roll deles. 

Esse será o tema do proximo post !!!

Até lá !!!

Gustavo Henrique

Para ler as outras partes:


Um comentário:

  1. Oi,
    Muito bacana a postagem!
    Bem interessante.
    Abraço,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ResponderExcluir