sábado, 29 de outubro de 2011

OS MUTANTES - Parte V

Por Gustavo Henrique



O JARDIM ELETRICO (1971)

Depois de 3 discos muito experimentalistas nos anos 60, com a chegada dos anos 70, Os Mutantes resolveram apostar mais no rock and roll. Aliado ao seu estilo pioneiro e único de psicodelia, Os Mutantes lançaram em 1971, um dos seus melhores álbuns: O Jardim Elétrico. Com musicas em português, inglês e citações em espanhol, o disco traz a banda cada vez mais afinada. Algumas musicas desse disco foram reaproveitadas no álbum Tecnicolor, álbum que seria lançado no mercado externo, mas acabou sendo cancelado na época e depois lançado no ano 2000.

Confiram as clássicas canções desse discaço:

1 – Top, Top (2:28): O álbum abre com essa conhecida canção composta pelo trio central dos Mutantes e pelo baixista Liminha. Destaque para o groove das guitarras, o solo, o groove da percussão no meio da musica e para o piano. Musica que foi coverizada por Cassia Eller.



2 – Benvinda (2:47): A 2ª canção é uma mais calma. Cantada por Arnaldo, ela mostra uma canção orquestrada, num ritmo quase ‘’fim de noite’’. A voz de Arnaldo em tom de deboche e os backings de Rita Lee são destaques na musica.



3 – Tecnicolor (3:44): A 1ª em inglês do disco. Uma canção com um ritmo hiponga, (no melhor estilo Misty Mountain Hope do Led Zeppellin), que simplesmente hipnotiza. A melodia de Sergio, casada com a voz doce de Rita Lee e o refrão onde Sergio usa sua bela voz, fazem dessa musica muito linda.



4 – El Justiciero (3:52): Uma das melhores canções dos Mutantes. Num ritmo de musica latina, com direito a castanhola e violão flamenco, a musica cantada por Sergio e Rita, conta a historia do Justiceiro. Nitidamente, nota-se o deboche e a sátira do trio com a língua espanhola.



5 – It’s Very Nice Pra Xuxu (4:50): Musica do trio central da banda. Uma das melhores desse disco sensacional. A sacada no nome da musica (que é o refrão), só podia vir da mente debochada dos Mutantes. O teclado hammond ao fundo, os vocais de Arnaldo e os instrumental afiado são destaques dessa linda canção.



6 – Portugal de Navio (2:45): Uma letra engraçada, onde o homem tenta encontrar a mulher amada de qualquer forma, mas esta só da fora nele. Aí ele decide mandar ela pra... Portugal de Navio rsrsrsrs. Uma musica meio jazzística, que tem um solo de harmônica no meio, com destaque para o vocal de Sergio.



7 – Virginia (3:27): Essa é uma das mais belas musicas feitas pelo trio. Simplesmente emocionante ver a versão ao vivo feita em 2006, em Londres, no show de retorno. Quem é fã, simplesmente se emociona ao ver essa canção sendo executado com fidelidade ao vivo.



8 – Jardim Eletrico (3:15): Depois da calmaria de Virginia, o disco pega fogo com Jardim Eletrico. Um rock efervescente, com vigor, guitarra forte, baixo marcante, bateria com groove, teclado hammond comendo solto. Simplesmente rock and roll.



9 – Lady Lady (3:34): Com uma levada no piano, a voz de Sergio Dias e os backings de Rita Lee e Arnaldo Batista, uma musica mais cadenciada, com um solo de guitarra muito bom no meio, uma letra que fala de despedida. Linda musica. Destaque para o final, onde a musica toma uma levada meio caribenha, com flauta, percussão, solo a lá Carlos Santana ... sensacional.



10 – Saravá (4:28): Musica no melhor estilo rocka and roll psicodélico dos Mutantes. Bastante groove, teclado hammond, percussão, solo de guitarra distorcido. Grande musica do trio.



11 – Baby (3:39): Versao bossa nova psicodélica em ingles, para a musica de Caetano Velloso. Para encerrar o disco com calma.



Os Mutantes chegavam aos anos 70 com força e muita criatividade, mostrando que ainda poderiam inovar em muita coisa e poderiam ainda nos brindar com muitas obras primas. Uma delas ainda estava por vir. A próxima obra, de 1972, chamada: Os Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretes, é simplesmente uma obra prima. Será essa obra, que iremos ver no próximo post. Até lá!

Gustavo Henrique

Para quem quiser conferir os posts anteriores:




6 comentários:

  1. A minha banda favorita do Rock nacional, ao lado de O Terço, A Bolha e O Peso. Depois é que vem as mais populares como Legião, Barão, Golpe De Estado..

    Para mim pioneirismo supera o sucesso comercial. Voltando a falar de Os Mutantes digo que Jardim Elétrico da arte da capa ao repertório é perfeito.

    A melhor música do Jardim Elétrico é a cômica e crítica El Justiciero. Sendo que todo álbum é demais.

    O melhor Àlbum deles na minha humilde opinião é o A e o Z de 1973, bem progressivo e viajante. Músicas metafóricas. Som mutante!


    Parabéns Gustavo Henrique e equipe SRC!


    LLArruda

    ResponderExcluir
  2. cara, eu conheço pouca coisa deles, a maior parte q conheço é q alguma banda ou outra pessoa gravou um cover...

    ResponderExcluir
  3. Aqui na minha opinião começou de fato o "Rock Brasil". A fase tropicalista também é maravilhosa, mas pela primeira vez no cancioneiro tupiniquim, "Jardim Elétrico" demonstra uma mistura original do velho rock'n roll com a música brasileira. "Top Top" é a minha preferida.

    ResponderExcluir
  4. Valeu LLArruda ! O A E O Z é sensacional. A musica homonima se fosse feita por uma banda gringa, seria um classico mundial. A fase Sergio Dias da banda é banhada muito a LSD ou seja, mais do que viajante...

    Valeu !!!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo Gustavo Enrique.

    E a viajem:
    "Meu bem ouça o meu Rock N' Roll...
    tudo bem... Pelos séculos Amém... Amém"

    Sérgio Dias e a atmosfera densa gerada pelos teclados de Arnaldo Baptista. Me em O A E O Z amarro em todas as fases da banda!

    ResponderExcluir
  6. Conheci Os Mutantes ainda criança, ouvia muito. É mais uma das bandas que me fazem sentir saudades da minha infância.

    ResponderExcluir