sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jakob Dylan & The Wallflowers

Por Rafael Takamoto


Muitas vezes eu me pego pensando em várias bandas que eu gosto e se os genes  da banda passariam tão gloriosamente para os seus herdeiros. Há casos e casos.  Neste que escolhi hoje, é inegável que o talento artístico do pai foi passado para o  filho. Claro que não poderia estar falando de outras pessoas senão Bob Dylan e Jakob Dylan.

Jakob cresceu no meio do mundo da música, herdou o talento de seu pai e no início dos anos 90 formou sua banda, The Wallflowers. O primeiro álbum foi lançado em 1992 pela Virgin Records. Mas vendeu apenas 25.000 cópias. O Wallflowers teve a seguinte formação: Jakob Dylan (vocal e guitarra), Barrie Maguire (baixo), Peter Yanowitz (bateria), Rami Jaffee (teclado) e Tobi Miller (guitarra). Porém o quinteto se separou pouco tempo depois do lançamento do primeiro álbum. Muito em torno de conflitos entre os integrantes e a gravadora.  Hoje conta com uma formação diferente, mas ainda assim com a mesma pegada da sua formação original. Mas foi em 1996 que a banda atingiu o topo das paradas com o single "One Headlight". E um outro grande momento na vida dos Wallflowers foi a regravação de "Heroes", de David Bowie, em 1998, para o filme Godzilla. Que virou grande hit tocado em todas as rádios do mundo, era o auge da banda que também teve "6th  Avenue Heartache" como sucesso ainda na década de 90.

Já em 2006 Jakob gravou o single "Here Comes Now", que entrou para a trilha do seriado Six Degrees, e em 2008 lançou seu primeiro cd solo, intitulado "Seeing Things", que foge um pouco do padrão Pop/Rock que consagrou o Wallflowers, indo para canções de formato mais acústico, com presença de violões e arranjos que lembram o estilo folk/country.

O Wallflowers gostava muito de tocar no Kibitz no Canter's em Los Angeles, onde se apresentavam todas as noites de quinta-feira. Logo chamaram a atenção de grupos como 10.000 Maniacs, Spin Doctors, Cracker e Toad the Wet Sprocket, que convidaram os Wallflowers a abrirem seus shows.

A sonoridade da banda foi influenciado por diversos grupos, incluindo Counting Crows, Bruce Springsteen, Elvis Costello, Tom Petty e The Clash. Jakob Dylan chegou até a dizer que London Calling do The Clash era o álbum mais influente da sua vida.


Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Em alguns casos o talento dos pais são passados para os filhos, ou até mesmo as chatices, esquisitices, e tantas outras coisas (no meu caso vieram as chatices, kkkkk), no caso Jakob Dylan sem dúvida ele herdou o talento do pai.

    ResponderExcluir
  2. é verdade... essa família étem mta sorte de ter esse dom e de poder passar de uma geração p/ outra...

    ResponderExcluir