sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Black Rose - Phil Lynnot e Gary Moore

Por Vinicius Dio




Pra fechar com chave de ouro a ala dos grandes encontros no Rock ‘n’ Roll, eu vou falar sobre um que na verdade é um reencontro entre dois amigos, e que infelizmente não poderá acontecer novamente... Pois eles já não estão mais aqui entre nós! Mas quando Phil Lynnot e Gary Moore se juntaram na banda de Lynnot, o Thin Lizzy, culminou em um dos melhores trabalhos já realizados pela banda, o disco denominado Black Rose! 

A banda Thin Lizzy foi fundada em 1969 na Irlanda pelo vocalista, baixista e compositor Phil Lynnot... Lynnot por sua vez é um excelente compositor e o responsável pela maioria das composições do grupo, sendo que quando as musicas não são totalmente de sua autoria, ele é pelo menos o co-autor delas. Assim Phil ganhou admiração, respeito e  fama, se tornando um dos poucos negros da época a realmente fazer sucesso com uma banda de Hard Rock e Rock ‘n’ Roll clássico!  

Com idas e vindas e algumas mudanças no linne up, novamente Gary Moore foi chamado, só que desta vez para substituir Brian Robbertson em 1979. Desta nova formação foi produzido o excelente disco Black Rose... Apesar da troca de guitarrista o trabalho se mantém na mesma linha de seus antecessores: no jeito único e especial de se fazer rock do Thin Lizzy, porém agora contando com a guitarra expressiva e cativante de Moore! Só escutando para ter noção do que estou falando realmente! 



Philip Parris Lynnot era realmente um gênio do rock, infelizmente em 4 de janeiro de 1986 perdemos Phil por causa das drogas! Atualmente, no dia de sua morte acontece um espetáculo em sua homenagem, o Vibe For Philo onde se encontram vários membros do Thin Lizzy, bandas covers e afins para relembrar esse grande músico! Também existe na Irlanda, para homenagiar a importância preponderante de sua música e sua poesia, a Fundação Roisin Dubh (Black Rose, em gaélico!). E mais recentemente, para ser mais exato em 16 de fevereiro de 2011 Gary Moore foi novamente encontrar-se com  seu velho amigo Lynnot! R.I.P., esses dois gênios! 





Ate a próxima... 

Vinicius Dio - @SirAlghouti



7 comentários:

  1. pô vinicius... sério??? thin lizzy é tão antigo assim????
    cara... eu só conhecia "the boys are back in town"... e isso pq tocou no filme coração de cavaleiro...
    gostei, vou procurar mais sobre eles...

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço algumas músicas deles, e realmente os caras mandam super bem.

    ResponderExcluir
  3. todos os posts sobre parcerias foram otimos...esse foi incrivel...fui louco baixar todos esses albuns pra minha coleçao. musica bem tocada, bem feita, apaixonate, que enche de orgulho o seu ouvinte,o rock eh isso. ver grandes nomes e grandes apaixonados pelo q fazem eh incrivelmente...sem palavras...parabens materias incriveis.

    ResponderExcluir
  4. O Thin Lizzy é bem antigo sim Rafael! A banda foi fundada em 1969, e o primeiro disco homônimo foi lançado em 1971!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pois é meus amigos...foi desta extraordinária banda que o Iron Maiden tirou a concepção das guitarras em dobra que tanto apreciamos !

    Thin Lizzy é na minha opinião a banda mais subestimada do rock pesado. Todos grandes instrumentistas e o Phil Lynott era um compositor excepcional.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  6. pois é Cristiano, concordo plenamente com você!

    Agora esse lance das guitarras em dobra, ou guitarras gêmeas, como também conheço, me parece que é um pouco mais velha que o Thin Lizzy, se eu não estou enganado, essa ideia "começou" a surgir com a banda Wishbone Ash com os guitarristas Andy Powell e David Ted Turner!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Thin Lizzy e Wishbone Ash surgiram praticamente ao mesmo tempo.

    A idéia da guitarras sincronizadas é anterior a isto. A questão aqui é que a sonoridade que se tornou marca do Iron está mais próxima do Thin Lizzy que do Wishbone.

    De qualquer maneira, as duas bandas são excelentes.

    Grande abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir