segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Álbum 'Lulu' Recebe Duras Críticas

Por João Victor

Texto adaptado de: Ultimate Classic Rock




Lou Reed e Metallica deveriam saber que o seu novo álbum, intencionalmente difícil, 'Lulu' iria causar uma grande margem de resposta crítica, mas acho que até essas lendas casca-grossas da música ficariam um pouco surpresas pelo veneno que está sendo jogado em sua direção por vários revisores de álbuns pelo mundo.

Vejamos algumas das críticas mais escrachadas de 'Lulu'. Você pode clicar no nome da publicação para ver a crítica inteira (em inglês).

"Falharam? Sim. Feio? Nem sempre. Esse tipo de falha é uma falha tão mítica, gloriosa, supernova, que é válido ouvi-la ocorrer. Depois do tempo do artista acabar, o que sobra são poucas coisas boas, realçadas como lascas de ouro num saco de pênis coloridos descartados, absorventes usados, e sêmen seco. Ah, não estava pronto para isso? Que pena. Nem eu quando ouvi essas linhas em 'Lulu'. Ajeite-se"

"Infelizmente, até nesses momentos onde parece que o projeto vai levantar vôo, eles ainda são meramente menos desconfortáveis que as muito, muito desapontantes escolhas musicais ruins feitas aqui. Qualquer esperança ganha por 2 faixas mencionadas aqui é rapidamente dissolvida por 'Frustration', que retorna à combinação infeliz de heavy metal e palavras faladas. Para piorar, inclui também uma seção com nada além de Reed e a bateria de Lars Ulrich, em algo que lembra perigosamente 'Jazz Oddysey'".

"Por mais tempo em que esse álbum se arrasta, mais largas e visíveis são as suas muitas, muitas (muitas) falhas. Em nenhum ponto Lou Reed fica em sincronia com Metallica. James Hetfield e seu repertório cômico de "hey-yeah-hair!" permanece nulo, ao seu melhor oferecendo imitações dignas de pena de Lou Reed, e ao seu pior sendo deixado como a linha muito parodiada de 'The View', "I AM THE TABLE!". Lars Ulrich consegue até o quase impossível de deixar seu stickwork parecer até mais preguiçoso que antes, apesar das muitas ferramentas de estúdio certamente usadas para melhorá-lo".

"Imagine 'Iron Man' sendo tocado de trás pra frente devagar enquanto seu tio molestador fala sobre sexo estranho com sua ex, e você tem uma boa ideia do que está ocorrendo aqui."

"Raramente um álbum induziu tais sentimentos de raiva e reviravolta interna. Essa não é a decadência de cortar fora algumas linhas, colocar grampos nos mamilos e beijar botas de couro, mas um exercício da pior forma de auto indulgência. A existência de 'Lulu' é ofensiva ao extremo. Não por causa de suas sensibilidades ou afins, mas porque gasta muito da mais preciosa comodidade da vida: tempo. Nós temos um período muito curto nesse planeta, e 'Lulu' se estende por 95 - sim, 95! - tediosos e excruciantes minutos simlesmente gastando tempo que poderia ser usado mais construtivamente vendo a grama crescer ou talvez se masturbando com uma meia."

(Imaginando se o gerenciamento de Metallica tinha tentado impedir 'Lulu'): "'Se vocês passarem 2 meses escrevendo músicas super rápidas sobre o inverno nuclear e mudança de formas, podemos ganhar $752 milhões em 18 meses, mais o merchandising. Essa é a opção A. A altenativa é que vocês podem fazer um CD ponderoso e quase irônico sobre 'o léxico do ódio' que irá enfurecer o Village Voice e levemente impressionar Laurie Anderson. Vocês decidem.' Dez minutos depois, Bob Rock estaria estacionando seu Lexus no estúdio."

"Houve um ponto em que algum dos envolvidos pensou que o que estavam criando não era 100% aceitável? Quando Reed apresentou ao Metallica letras musicais repleta de versos sobre "engolir pênis de homens coloridos" e "sou uma mulher que gosta de homens" ninguém pensou em dizer "Hey, Lou... Pare com isso." Quando um grupo como Metallica com anos de experiência e um número de discos clássicos com seu nome gravou um pouco mais que jams incompletos e riffs repetitivos aonde estavam os envolvidos com o controle de qualidade? Porque Lars Ulrich foi autorizado à fazer padrões de bateria que fazem AC/DC parecer com Dream Theater?"

"O padrão musical moderno promete algumas coisas, e graças à projetos como esse, podemos sempre esperar que grupos renomados e super famosos façam algo tão comicamente ruim que faz as massas rirem em uníssono. Então, obrigado Metallica. E obrigado Lou Reed. Ah, e fodam-se vocês dois."

"'Use a knife on me! Blood spurting from me!' Reed coaxa. E, realmente, coaxar é uma das maneiras mais gentis de descrever a bagunça mal discernível de letras metidas à dark e mórbidas imagens verbais que mal se conectam à música de qualquer forma"

Agora, ouçam uma das músicas do novo álbum e tirem suas próprias coclusões.



Salve o Rock! João Victor @JaoJacob

12 comentários:

  1. Mais um membro do time se apresentando. Este é o primeiro post do João Victor!

    Dêem as boas vindas pro nosso amigo.

    Sobre o disco, a tirar por esta música, acho que as críticas não estão longe da realidade não...

    Grande abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Uma pena, sou um grande fã, tanto do Metallica quanto do Lou Reed, e ao contrário da maioria, gostei de The View quando saiu o single, mas devo admitir que me decepcionei com Lulu, a mistura simplesmente não se encaixa.

    ResponderExcluir
  3. Ainda acho que quem está dando "bola" pra esse disco é porque tem os nomes do Metallica e do Lou Reed envolvidos...

    Se fossem outras pessoas, menos conhecidas ou totalmente desconhecidas do grande público a gravarem O MESMO ÁLBUM, aposto qualquer coisa que a maioria dos que o elogiaram sequer dariam algum valor ou então massacrariam sem piedade.

    Não que não existam pessoas que de fato possam ter gostado do álbum - gosto é gosto! - mas, definitivamente, esse foi um álbum que não me conquistou e quase todas as pessoas da qual tenho falado e comentado a respeito também têm a mesma opinião, de uma forma quase unânime.

    Espera um pouco mais desse "Lulu".

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo João Victor, ótimo post cara...

    Uma pena mesmo, fiquei meio reticente quando fiquei sabendo deste álbum... Como diria o profeta: Suspeitei desde o princípio...rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post João Victor.

    Bom não ouvi todas as músicas desse álbum ainda, e é bem provável que eu não ouça. Gosto muito do Metallica, mas essa parceria com o Lou Reed não me agradou. Fiquei com a sensação de que faltou alguma coisa, nem sei dizer bem o que, mas é isso.

    ResponderExcluir
  6. Bem estou aqui para dar as boas vindas ao nosso amigo João Victor, já que eu não escutei o disco, e não vou falar nada sobre algo que não conheço! Porém eu concordo com certos aspectos da opinião do nosso colega Rodrigo aí em cima! Mas como disse antes, sem comentários sobre algo que não conheço!

    Seja bem vindo João Victor! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fala gente! Que bom que curtiram o post, não esperava boas vindas tão calorosas! Quanto à 'Lulu', fiquei super animado quando soube que Metallica estava gravando um novo disco, mas me decepcionei de uma forma muito pior em comparação à St. Anger. Hoje em dia, gosto de várias músicas de St. Anger, mas infelizmente 'Lulu' não se enquadra mais no gênero musical único de Metallica que cativou tantos fãs. A parceria com Lou Reed era destinada ao fracasso, por causa dos estilos musicais incompatíveis, mas apesar disso algumas pessoas provavelmente gostaram do álbum, senão ele nunca teria sido produzido. Bom, me alonguei demais no assunto, vou tentar fazer mais algum post para o blog no feriado, e enquanto isso, pesquisem um pouco mais sobre 'Lulu'!

    Salve o Rock! João Victor (@JaoJacob)

    ResponderExcluir
  8. porra gente, a pluralidade do som é a graça da coisa. Deixem master of puppets pra trás. Ouçam o novo a partir do nada. Não gerem expectativas. Sou um músico e produtor bem experiente pra saber que isso é novo, gostem vcs ou não. See you guys

    ResponderExcluir
  9. Mas o simples fato de ser novo não significa que seja bom. E não é só porque veio da banda x, y ou z que a coisa vai ser legal.

    Infelizmente, neste caso, ao menos na minha opinião, não ficou nada bom. É claro que outra pessoa pode achar o contrário e adorar. É nisso que a pluralidade se circunscreve. Não preciso gostar de tudo que ouço e ninguém está obrigado a concordar comigo.

    Mas é claro que quando um grande número de pessoas concordam que algo é bom ou ruim temos aí uma tendência que pode nos indicar um caminho para começar a dialogar. Até o momento não vi ninguém elogiar o disco... isto me diz algo...

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Benvindo ao time João Victor !


    Também não escutei o disco mas queria assim mesmo dar as boas vindas e agradecer pelas linhas escritas...vamos conferir o som !

    Abraços

    Cristiano Reis

    ResponderExcluir
  11. Não creio que a intenção tenha sido gravar um album comercial e consensual, foi uma junção para criar algo estimulante e controverso, conseguiram.

    Coloquei os fones, fechei os olhos e vibrei com um mundo decadente, com personagens imperfeitas mas assumidas, corajosas e defenitivamente virtuais... repito, Adorei!!!

    ResponderExcluir
  12. eaeee joão vitor, seja bem vindo!!!!

    ainda tenho q ouvir na integra p/ dar opinião, até pq eu gosto do st. anger e qse ninguem gosta...

    ResponderExcluir