terça-feira, 25 de outubro de 2011

Copacabana Club

Por Rafael Takamoto

Eaeee povo, como estão??? Passaram bem o fim de semana?? Todos sóbrios, acredito (rs), enfim pra começar a semana, hoje escolhi uma banda indie alternativa... brasileira. Hoje é a vez do Copacabana Club!!!

O Copas (como é chamado pelos fãs) foi formado em 2007 lá em Curitiba, Paraná. Sim, para a grande surpresa eles não são cariocas. A banda mistura o indie rock, música eletrônica e new wave um pouco de punk e bossa nova e todas as canções são em inglês. Pelo que conta a vocalista Camila Cornelsen, ou Caca V, eles queriam um nome que pudesse ser conhecido tanto fora quanto dentro do país, então, que lugar mais famoso que Copabana??? Ahh e Club pra dar uma internacionalizada no estilo e nome.

A banda já fez vinhetas e um blog na MTV Brasil, e a canção "Just Do It" foi trilha sonora do comercial "mega weekend"da Fox, além de também fazer parte da abertura do reality show Nós 3, do Multishow, foram indicados ao prêmio de "Artista Revelação" no Video Music Brasil 2009.

E o Copacana tem a seguinte formação: Alec Ventura (guitarra), Caca V (vocal), Claudinha Bukowski (bateria), Rafael Martins (guitarra) e Tile Douglas (baixo).


Em 2010, a banda se apresentou no South by Southwest, festival realizado no Texas, Estados Unidos. Em abril, abriu o show do Moby no Credicard Hall, em São Paulo.

A história da banda é simples. Alec Ventura voltou de uma viagem de cinco anos em Londres e resolveu fundar a banda ao lado dos amigos Lulli Frank, Tile Douglas, Caca V e Claudinha Bukowski. Após o primeiro show em São Paulo, a banda viu seus acessos no MySpace triplicarem e acabaram sendo convidados para participar do projeto Levi's Music, que aposta em novos talentos musicais. E nisso até gravaram seu primeiro album independente, o King of the Night de 2008.

E após uma longa espera eles lançam seu primeiro album oficial, Tropical Splash. Das 13 canções, quatro já haviam sido gravadas no EP King of the Night e boa parte das restantes já era conhecida por quem acompanhava a banda nos shows e nas redes sociais. Talvez por isso, o disco não traga muita novidade, afinal já era esperado há um bom tempo. A sequência inicial é matadora: "Mrs. Melody", "Sounds Like Confusion", "Sex Sex Sex", "Darling". É praticamente uma amostra da versatilidade da banda em ir de uma balada romantica à um som de pista muito dançante, um agradável resultado.

O maior sucesso da banda, "Just Do It", vem em uma nova versão, mas sem perder sua qualidade. É uma música absolutamente irresistível e já é um clássico da banda e também da cidade de Curitiba, ou mesmo do estado do Paraná. Em contrapartida há um ponto baixo do album. As canções que já haviam sido gravadas anteriormente no primeiro EP da banda. Não que elas estejam ruins, muito pelo contrário. Mas embora as novas versões tenham um som muito mais limpo e mais trabalhado, as versões originais são superiores às gravadas em Tropical Splash. Acredito que por serem novidade na época, ou mesmo porque eram mais conhecidas pelo publico, semre ao vivo, e, desta vez elas aparecem totalmente clean, sem o publico cantando junto ou a banda interagindo.



Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Apesar de não ser o meu estilo, eu até gosto de algumas músicas deles. E eles fazem um bom trabalho... ;)

    ResponderExcluir
  2. é, eu gosto q eles levam uma boa impressão do país lá fora...

    ResponderExcluir
  3. Eu até gosto do Copacabana Club, mas não deixa de ser uma copia disfarçada do Cansei de Ser Sexy.

    ResponderExcluir
  4. putz... acredita q não lembro das musicas deles...
    e olhando agora o post, vi q deixei passar 2 erros ortograficos... q merda...

    ResponderExcluir
  5. Normal, vejo erro pior em post do G1 todo dia. lol E é só pegar as músicas menos eletrônicas do CSS como "music is My Hot Hot Sex" ou "Lets Make love and listen deaths from above" que dá pra notar uma semelhança clara, principalmente no estilo de composição. Btw, gostei muito do clipe de Backyard, a música também mostra uma evolução boa da banda.

    ResponderExcluir
  6. blz, vou procurar essas musicas q vc falou... to tentando ainda descobrir se há influências e de qm na sonoridade deles...

    ResponderExcluir