sexta-feira, 28 de outubro de 2011

The Slot - Rock da Russia

Por Marcelo Oliveira



Uma das coisas que mais curto fazer, quando me sobra um tempinho, é pesquisar sobre bandas de lugares que não são grandes centros de Rock, ao menos para nós aqui no Brasil. Acredite, não é nenhuma curiosidade mórbida que me move, mas sim a absoluta certeza de que haja muita coisa boa sendo feita mesmo lá onde a luz das câmeras da grande mídia mundial não chega. E não me surpreende nada encontrar ótimas bandas de lugares como Afeganistão, Mongólia e muitos outros. Considero estupidez imaginar que só se faça bom Rock no oeste Europeu e na América do Norte.

Outro tipo de preconceito ao qual sempre combato aqui, é o que chamo de "ditadura dos rótulos". Reconheço, obviamente, que é direito de cada um escolher aquilo que quer ou não ouvir. O que me aborrece é a mania cada vez mais comum de torcerem o nariz para algo sem nem se darem ao trabalho de ouvir. Acontece assim: você pergunta pra alguém se já ouviu esta ou aquela banda, daí a pessoa te pergunta qual é o "estilo" da banda e dependendo da tua resposta o sujeito já torce o nariz e chama de lixo. Como se um rótulo fosse capaz de dar ou não qualidade ao som. Já vi banda excelente e banda muito ruim em cada um dos "sub-generos" do Rock. Em todos eles!


Dito isto, queria juntar estas duas idéias ao apresentar uma banda de New Metal da Russia. Muita gente tampa os ouvidos quando escuta o rótulo "New Metal", esquecendo que o próprio Metal já foi "new" um dia. Tem moleque de 18 anos por aí sacaneando a molecada mais nova por que ouvem "modinha", dizendo que bom mesmo é o som "das antigas", sem saber que Guns, Nirvana e Pearl Jam NÃO são bandas "das antigas", propriamente falando. Rótular bandas só serve pra loja de disco organizar os discos na prateleira. Além disso, quando você ficar espantado ao saber que tem banda de Rock na Russia, lembre-se que os Russos devem ficar igualmente surpresos ao ouvirem falar do Rock brasileiro.

A banda SLOT foi formada em 2002 em Moscou, lançando seu primeiro disco em 2003. Cantando em Russo e juntando o que tem de melhor no Metal atual, a banda vem arrebatando fãs muito além das fronteiras Russas. Além do instrumental bastante competente e a mistura muito bem temperada com a música eletrônica, o que me agrada bastante no som da banda é o vocal "ácido" da Daria Stavrovich. Não é a toda que a banda recebeu vários prêmios.

A banda é atualmente formada por:

Daria "Nookie" Stavrovich (Дария "Nookie" Ставрович)
Igor "Cache" Lobanov (Игорь "КЭШ" Лобанов)
Sergey "ID" Bogolyobskij (Сергей "ID" Боголюбский)
Kirill "Mr.Dude" Katchanov (Кирилл "Mr. Dude" Качанов)
Michael "MiX" Petrov (Михаил "MiX" Петров)

Como não leio muito bem em russo (rsrsrsrs), vou ficar devendo a vocês um pouco mais sobre a história da banda. Mas ofereço um clipe, para que possam ouvir e julgar, cada um por si. Tem também a página deles no MySpace. 




Deixemos a babaquice de lado e vamos usar critérios um pouco mais objetivos para avaliar o som (e não o rótulo) das bandas. 


Grande abraço!

Marcelo Oliveira

3 comentários:

  1. Concordo plenamente, inclusive li seu post junto com uns amigos meus que assim como eu amaram a banda, e disseram que todos deveriam pensar nisso; "Deixemos a babaquice de lado e vamos usar critérios um pouco mais objetivos para avaliar o som (e não o rótulo) das bandas."
    Mandou super bem Marcelo. ;)

    ResponderExcluir
  2. po, eu gostei do som, mas concordo q a parte mais dificil deve ser ler o q tá em russo... e mais dificil ainda deve ser achar qm entenda...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo resumo sobre a banda, Marcelo! Pesquisei algumas letras, ñ vi nada satânico ainda, é a primeira coisa q faço qdo gosto de uma banda, mas o google ñ tem quase nada deles traduzido em português. Poderia me dizer a tradução de God & evil inc? Outra coisa, tem como ter contato c algum integrante da banda?

    ResponderExcluir