sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rockeiro da Semana #3

Por Marcelo Oliveira

Sempre disse aqui que o Social Rock Club nasceu com a missão de ser mais do que um lugar para formação e informação sobre o Rock. Nosso objetivo é ser um Clube de verdade, uma opção para interação entre fãs do bom e velho Rock, seja lá qual for a vertente preferida. E foi nesta perspectiva que surgiu a idéia de prestar uma homenagem aos nossos amigos que participam com seus comentários e muito apoio. Assim teremos, toda semana, o "Rockeiro da Semana", um rápido bate-bola com um dos nossos leitores.

Desta vez o escolhido veio através da brincadeira que virou uma votação. Pela primeira vez teremos um rapaz na nossa galeria de leitores. Eis aí o Raoni @drake_lee :



Nome completo: Raoni Albuquerque Ferreira Gandra e Silva

Idade: 26 anos

Onde mora: Rio de Janeiro - RJ

Bandas preferidas: Metallica, AC/DC, Guns'n Roses, Iron Maiden, Queen, Pink Floyd, Rammstein, System of a Down, Foo Fighters, Titãs... A lista é bem grande! hahaha

Músicos preferidos: Freddie Mercury, Bruce Dickinson, Dio, James Hetfield.

Música que mais te marcou: "Bohemian Rhapsody", do Queen. Volta e meia eu cantarolo a letra por aí. Mas também adoro "Alive", do Pearl Jam.

Como começou a ouvir Rock? Nasci em 1985 no Maranhão, meus primos ouviam muito Cazuza e várias bandas de Rock nacional da época. No mesmo ano, estava saindo o primeiro Rock in Rio. Vim para terras cariocas em 1991, época do RiR II. E na escola um amigo me apresentou Guns, Black Sabbath, Queen... Não podia dar em outra coisa! Hahahaha!

O que aprendeu com o Rock? É um estilo que jamais deixou de se expressar, independente da época. Revolucionou desde o início, quando era um ritmo enfurnado no preconceito da sociedade, se tornando um ritmo de todas as etnias. Antes era apenas brancos e negros, hoje em dia é latino, asiático, europeu, todo mundo adora. E até hoje pode-se dizer que jamais deixará de ser relevante. Mesmo que as bandas acabem, elas vão permanecer imortalizadas. Vide os Beatles, Sex Pistols e muitas outras já finadas bandas que nunca perderam a majestade.

O que gostaria de encontrar nas novas bandas? Acho que seria uma boa ter menos "engajamento político", menos "tentativa de atitude Rock" e mais proposta. O System of a Down, por exemplo, é uma banda que faz músicas escrachadas, pesadas, mas também tem muitas com apelo discursivo. A proposta deles é esta: eles gostam do que fazem. Agora existem trocentas bandas querendo ser Rockeiras, e viram um retrato estereotipado, fingindo que quer mudar o país. Ou simplesmente não se importando com nada, fazendo qualquer letra e tocando guitarra de qualquer jeito. Isso é ruim, num cenário que tantas bandas boas ficam presas ao anonimato, se apresentando em casas apertadas sem o devido sucesso.

Deixe um recado pros Leitores do Blog: Parceiros, O Rock não é apenas um bando de cabeludos aos berros. É uma filosofia de vida, um estado de espírito. Mantenham essa paixão, essa força que nosso ritmo preferido nos empresta e sejam vocês mesmos. Cabeludos, barbudos, com roupa rasgada, com cara pintada... O que interessa é que temos nosso próprio estilo e a mulherada Rockeira dá uma surra nas que não gostam de boa música.




Grande abraço!

Marcelo OLiveira

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o Raoni,principalmente referente às novas bandas!!! Muito bom,mesmo! \,,/ @MariiahMK

    ResponderExcluir