quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"O povo da deusa Danú"...


Por Vinicius Dio


A história dessa banda brasileira, de Varginha, Minas Gerais, começa com o projeto dos músicos Bruno Maia e Rodrigo Berne em 1995. Em 1996 através desse projeto eles lançam uma fita demo denominada The Last Pendragon, com uma sonoridade mais voltada para o Doom Metal, mas com presentes influências de Celtic Metal. Não demorou muito, e o grupo se destacou nesse meio musical no cenário nacional, gerando criticas positivas da critica especializada! Os anos se passaram e a banda ficou mais voltada para as músicas com influências do Celtic e do Folk Metal. Dessa maneira vieram a adotar um nome mais condizente com sua “nova” proposta musical, chegando assim a Tuatha de Danann, que significa "O povo da deusa Danú"! 

Com o estilo definido, e as coisas no eixo, a banda veio a gravar seu primeiro cd demo (homônimo) que conta com oito faixas nesse estilo (Celtic/Folk Metal) pouco usado por seus conterrâneos. Assim o Tuatha de Danann  é visto como um dos pioneiros neste estilo em nosso país! A carreira da banda prossegue, e como é de se esperar, novos discos são lançados, para ser mais exato, três discos de estúdio são lançados: Tingaralatingaraladun em 2001, The Delirium has Just Began em 2002 e Trova de Danú em 2004 o último trabalho em estúdio realizado pela banda! 

Os quatro trabalhos (incluindo o CD demo) carregam a mesma essência. São bem trabalhados e executados, com características comuns a todos os discos, como: climas místicos, “extrovertidos” e contagiantes; passagens suaves e calmas de violão, flauta e violino e os momentos a parte dos arranjos de teclado e piano... Todos estes elementos ficam bem encaixados em meio aos backing vocals fortes e os refrões grudentos, acompanhados sempre de uma áurea “eletrizante” pelo ânimo que segue nas canções, fazendo tal sonoridade ser expressiva e agradável! Sem contar os excelentes riffs de guitarra que dão o peso na medida! Como dito antes, os quatro trabalhos possuem características musicais bem comuns entre si, porém isso não os torna menos amplos em sua musicalidade! 

(Formação original do Tuathan de Danann)
Apesar de a banda não lançar um trabalho há sete anos, ela ainda esta na ativa. Porém não conta mais com a presença dos integrantes Rafael Castro,  Leonardo Godtifriedt e inclusive de um dos seus fundadores, Bruno Maia. O line up hoje forma-se da seguinte maneira: Rodrigo Berne (violão, guitarra e vocal),  Giovani Gomez (baixo, backing vocal), Rodrigo Abreu (bateria) e Edgar Brito (teclado).






Abaixo segue os vídeos de uma canção para cada disco de estúdio... Na ordem de seus respectivos lançamentos! (Vou deixar o CD demo de fora!)






Abraço até a próxima!

Vinicius Dio - @Sir Aulghouti

4 comentários:

  1. Eu nem sequer tinha ouvido falar dessa banda, muito menos ia imaginar que é brasileira. Gostei mandam bem.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do som da banda e deve ser bom pra ouvir andando lá em MG. Meu namorado sempre chama de Torta de Banana!!! kkkkkkkkkkkk

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir