sábado, 22 de outubro de 2011

Uma Sutil Canção... Um Grande Legado!

Por Vinicius Dio

(New Orleans)
House of the Rising Sun, talvez seja a música mais regravada na história... A canção é de cunho folclórico americano que retrata uma vida mal sucedida em Nova Orleans. Com muitas versões ao longo do tempo, era pra canção ter se disseminado mais popularmente do que realmente veio a acontecer. De todas as gravações, apenas duas ficaram com mais perspicácia no hall da fama, se tornando assim mais conhecidas! Essas são: a versão do The Animals (1966) e a versão do grupo Frijid Pink (1969). Apesar de essas duas terem angariado a fama com mais força do que as outras, eu não as considero como as melhores versões... 

Abaixo alguns músicos que já entoaram esse “hino” para seus fãs: 

Agents of Oblivion , The Adolescents , The Animals , Bachman-Turner Overdrive , Bard of Ely, Joan Baez , Pink Floyd ,The Beatles ,The Be Good Tanyas, Eric Bibb & Cyndee Peters, Blind Boys of Alabama (come ‘Amazing Grace’), Bon Jovi, The Brothers Four, Johnny Cash, Tracy Chapman, Cody C & J.R., David Allen Coe, Creedence Clearwater Revival, Maria Daines & Paul Killington, Bob Dylan, Eagles, Tommy Emmanuel, Evereve, Marianne Faithfull, The Flower Travellin' Band, Bob Fuzz, Frijid Pink, Gerry and the Pacemakers, Gary Glitter, Woody Guthrie, Tim Hardin, Jandek, Wyclef Jean et Les Portes du Pen, Waylon Jennings, Brian Johnson, Sammy Kaye, B.B. King e Mary Travers, Mark Knopfler, Kult ,La Renga, Lead Belly, Led Zeppelin, Courtney Love, Chan Marshall, Ronnie Milsap, Roger McGuinn, The Moody Blues, Muse, Tim O'Brien, Mark O'Connor, Sinéad O'Connor, Odetta, John Otway, Oysterhead, Dolly Parton, The Platters, Rockapella, The Rolling Stones, Dave van Ronk, Santa Esmeralda, Sentenced, Nina Simone, Tangerine Dream, Agnaldo Timóteo, Toto, U2 e Green Day, The Ventures, Doc Watson e Richard Watson, The Weavers, Leslie West, The White Stripes, Josh White, B.B. King, Jimmi Hendrix…

Esses foram os setenta e poucos nomes que consegui juntar! Se existe mais algum, não sei, talvez! De todas as bandas que se encontram aí em cima acho que escutei apenas a versão de dez ou doze! Nos vídeos vou disponibilizara versão do The Animals, e vou colocar também a versão que na minha opinião  é a melhor, pelo menos das que eu já escutei! Mas por enquanto vou deixar vocês com mais um pouco da historia dessa canção tão sublime, admirada e cantada por tantos!

Origem da fonte abaixo: Wikipedia.

 Breve História:

Alan Price diz que a música foi baseada em cantos medievais, passando por um Jazz clássico até chegar em suas novas versões. Porém, Eric Burdon, da mesma banda, diz que ela veio de um cantor da Nortúmbria chamado Johnny Handle. A versão gravada mais antiga é a de Clarence Foster e Gwen Foster em 1933, que dizia ter ouvido de seu avô, Enoch Foster. Alger Alexander, famoso cantor americano, gravou Rising Sun em 1928, mas a música é muito diferente, porém, seus acordes são um pouco parecidos. Bob Dylan gravou a música em 1961. Dave Van Roke, americano neerlando-descendente, disse no documentário No Direction Home que a música não era original:

“Eu aprendera esta música pelos anos 50, com uma gravação de Hally Wood, o cantor e coletor do Texas, que pegara a música nos estúdios de Alan Lomax, gravado por uma mulher de Kentucky, Georgia Turner. Pus outro ritmo mudando os acordes e usando uma linha de baixo que descende em meio-compassos, uma comum progressão em Jazz, mas rara em cantos folclóricos. No início dos anos 60, a música se tornou uma peça assinada por mim, e eu dificilmente consegui sair do estúdio sem fazê-la”
                                                                                                   
                                                                                               
(The Animals)
A banda The Animals (na figura ao lado), já no Reino Unido, gravou a música como um hit, lançada em 1964, chegando ao alto da parada britânica, de 9 de Julho a 16 de Julho de 1964(sendo até hoje, a versão mais famosa desta música). 

Os Beatles, The Adolescents e Frijid Pink foram outros que gravaram a música. Nos anos 80, a banda alemã Scorpions e a banda britânica Dirt também fizeram, cada uma, uma versão. Recentemente, a música foi gravada pela banda norte-americana de metalcore Walls of Jericho. A versão é bem leve comparada com outras músicas da banda, com para o belíssimo vocal de Candace Kucsulain. Esta canção foi também muito bem interpretada pelo cantor egipto-grego Demis Roussos, de origem grega, nascido no Egito. Ele interpretou esta canção, no início da sua carreira musical, quando enfrentava dificuldades financeiras para sustentar os seus familiares. Em 1998, a canção foi regravada pela banda finlandesa de Gothic Metal Sentenced. O Frozen é um dos álbuns é um dos mais vendidos da discografia da banda que encerrou suas atividades em2005, e conta com quatro covers em suas últimas faixas.










Ate a próxima...


Vinicius Dio - @SirAlGhouti 

6 comentários:

  1. Muito legal o post, VIni.

    Vc me passou a versão do Leslie West e concordo c/ vc, é a melhor versão desta música.

    ResponderExcluir
  2. Momento nostálgico agora, ameeei o post... costumo ouvir essa música com minha mãe, era uma das preferidas do meu avô... conhecia apenas na versão do The Animals... mas as outras nos vídeos são lindas também!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. MUITO..BOM NA VOZ DE LESLIE WEST THE BEST

    ResponderExcluir
  4. Valeu Roberta! É a do Leslie West é a melhor versão que já escutei, porém eu não escutei nem metade da metade eu acho! Também, vai ter cversão assim lá longe! Não é não?rs

    Abraço e obrigado pelo comentario de todos!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dos vocais de Eric Bordon, na versão do The Animal, mas a melhor versão é a da banda super ácida Frijid Pink, que lançou um cover no seu primeiro álbum em 1970. Guitarras distorcidas, vocal rasgado, bateria desconcertante...

    Quem já escutou a versão do Frijid Pink?


    @LLArruda

    ResponderExcluir
  6. Essa música me trás boas lembranças, quando era criança ouvi a versão dos Beatles, depois ouvi com Bon Jovi, Green Day, Led Zeppelin, Muse, Frijid Pink, Scorpions e The Animals. Considerando a quantidade de versões não ouvi quase nada, rs. E se não me engane (me desculpem por mudar um pouco o assunto, rs) ela não é trilha sonora de um filme?

    ResponderExcluir