domingo, 2 de outubro de 2011

Dishwalla

Por Rafael Takamoto


Dias desses acompanhando pelo twitter a questão do "Rock Alternativo", vi muitas duvidas e respostas sobre o tema, cada um com uma definição diferente sobre isso, claro que poderia simplesmente consultar algum site como a Wikipédia e dizer aqui o que é, mas após algum tempo sempre ouvindo bandas que ficam de fora dos olhos da mídia, a noção que se tem pelo termo é outra, não estou dizendo que oficialmente o que vou escrever é o que é o Rock Alternativo, mas apenas a minha visão do termo.

Sabe aquela banda que geralmente tem 1 ou 2 hits em toda sua carreira e que quase ninguém sabe que eles existem, mas conhecem uma ou outra música e quando ouvem vem à grande surpresa, algo do tipo "nossa, eu conheço essa música, de quem é?" Então, aí vem o termo do alternativo, é aquela banda que raramente se encaixa em algum padrão, que tem um pouco da influência das músicas de seu país. Aqui no Brasil, um bom exemplo seria quando surgiu o Chico Science & Nação Zumbi, que tinha muito do folclore nacional em seu som. Não que isso necessariamente os classifiquem como "alternativos", porque como eu disse, a mídia estranhamente tem uma classificação que até hoje me perco com tantas variáveis do mesmo tipo de som.

Por exemplo, "ah, essa banda é rock, mas tem gaita, então vamos dizer que eles são um indie-folk", aí que me pergunto, pra que isso? E então passa-se o tempo, a banda fica meio fora do cenário e vira "alternativo", ohhh. Por essas e milhares de outras razões é difícil de definir o termo, mas gosto de pensar que é simplesmente aquela banda que teve seus momentos de glória, mas nunca realmente atingiu a grandeza do sucesso que merece, diferente de outras que nem deveriam existir, mas não vou entrar nessa questão senão escrevo umas 500 bíblias só falando nisso.

Pelo contrario, já que minha proposta era mesmo falar do alternativo desde o começo, vou tentar seguir essa linha e hoje apresento a vocês uma das minhas bandas prediletas, Dishwalla.

Com certeza todos já ouviram e conhecem uma ou outra música, claro, mas talvez muitos não sabem quem são.

É uma banda já bem antiga, formada no início dos anos 90, mas como naquela época as coisas demoravam um pouco para chegar aqui, as rádio rock daquela década nos apresentou o Dishawalla já em 1997, quando a banda já estava pra lançar seu 2º álbum de estúdio. E para a grande surpresa, esses californianos são muito preocupados com as músicas que fazem, querem dar qualidade ao seu som, talvez por isso em 16 anos de carreira eles tenham apenas 5 álbuns oficiais.

Claro que você em algum momento da sua vida já ouviu Charlie Brown's Parent ou Counting Blue Cars, as principais músicas da banda, que estão inclusas no 1º álbum de 1995, aliás, um dos melhores trabalhos deles, ou se você é daqueles que assiste muitos seriados, se acompanhou Smallville (eu não consegui, não tive paciência), as músicas Collide, Angels or Devils e So Blind já tocaram por lá e tornou a banda um pouco mais conhecida por ter passado numa série de sucesso, mas os californianos de Santa Barbara também já apareceram num episódio de uma outra série. Para quem voltar um pouco mais no tempo ou quiser procurar havia uma série chamada Charmed sobre 3 irmãs bruxas, no qual o Dishwalla apareceu num episódio chamado "The Devil's Music" da 2ª temporada (sim pesquisei isso, porque eu lembrava que tinham aparecido, mas não quando foi).

E finalizando, Dishwalla é uma ótima banda, com grandes instrumentistas, mas que raramente, na verdade quase nunca está sob os holofotes da mídia, suas letras os diferem das demais bandas por serem extremamente muito trabalhadas para se encaixarem tanto na voz de J.R. Richards como nas músicas mesmo, a banda é bem exigente quanto à sonoridade e os fãs sentem-se bem ao ouvirem suas músicas, mas falando como fã, seria muito bom se eles gravassem com mais freqüência, até porque o último álbum foi lançado em 2005 e ainda não há previsão sobre um novo trabalho, shows, ou o que a banda anda fazendo.


Rafael Takamoto

http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/




2 comentários:

  1. Na hora q vi o tweet do Marcelo sobre o post já saquei q era coisa do Rafa hahahaha

    E do Dishwalla eu conheço uma única música, mas esqueci o nome

    ResponderExcluir
  2. c/ certeza é a q falei de smallville...
    e vc ainda vai reconhecer vários posts... hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir