sábado, 22 de outubro de 2011

Rock Na Argentina!


 Por Vinicius Coimbra

Galera, eis aí mais uma participação especial no nosso Clube. Desta vez quem pinta por aqui é o nosso amigo Vinicius Coimbra do Rock Castelhano para falar um pouco sobre o Rock Argentino. Confere aí...


Na contra-mão do movimento de decadência que o Rock vem passando no cenário da música mundial,o estilo encontra na Argentina um porto seguro e desenvolve-se a pleno: bandas novas surgem, mescladas com as mais antigas e somadas a um público sedento por Rocanrol, fazem com que ele siga firme como o principal do país portenho.

Todo tipo de comparação entre passado e presente gera discordância, mas é inegável que o Rock já não é mais o mesmo: as melhores bandas à nível mundial contam com no mínimo 20 anos de estrada, ou seja, não existe renovação. Falo de grandes bandas como Metallica, Red Hot, AC/DC, Stones... entre outros. Pergunto: e quando essas bandas acabarem o que nos restará??? Quanto ao Rock tupiniquim é mais ou menos a mesma coisa:"nos sobraram" os velhos que na década de 80 e 90 faziam que o estilo no país fosse soberano. O fato comprovante da decadência do nosso Rock pode se explicar com uma pergunta: Qual banda brasileira de Rock lota sozinha um estádio de futebol???

Depois dessas análises vou apresentar um pouco sobre o país mais Roqueiro do mundo: Argentina.

Em meados dos anos 50 artistas como Elvis Presley e Billy Halley visitaram o país despertando o interesse no então novo ritmo que tomava conta das rádios da época. A banda "Los Gatos" foi uma das precursoras do movimento sendo formanda em 1967.Um pouco mais tarde o Rock Portenho ganhou cara e voz: Charly Garcia. O quinto Beatle como é conhecido por lá é um dos, ao lado de Pappo, responsáveis pela expansão e difusão do estilo país. Serú Giran a banda onde Charly era vocalista antes de sua carreira solo é considerada por especialistas a melhor da Argentina. Nos anos 70 e 80 bandas como Patricio Rey Y sus Redonditos de Riconta, La Renga, Ratones Paranoicos, Almendra, Memphis la Blusera, Soda Stereo, Los Piojos, entre outras, faziam com que o estilo encontrasse uma  boa aceitação em outros países como Uruguay, Chile Paraguay e mesmo no Brasil (Charly Garcia fez alguns shows no por aqui).

Atualmente a Argentina tem um cenário roqueiro que destoa da maioria  dos países sul-americanos onde gêneros populares como Cumbia e Reggatone (Colombia,Bolívia,Porto Rico...) são a preferência do público. Dentre os grandes festivais podemos destacar alguns como Cosquin Rock,Quilmes Rock,Pespi Rock e Personal Fest. Começo mostrando alguns dos atuais artistas solos de mais destaque por lá: Fito Páez, Andres Calamaro, Charly Garcia, Luis Alberto Spinetta, Pappo. Colocarei uma música de cada para melhor apresentá-los:




Seguindo então com as sugestões vamos as bandas.São muitas postei algumas que considero de vital importância para o conhecimento:



MusicPlaylistView Profile

Vinicius Coimbra - Rock Castelhano

2 comentários:

  1. É sempre bom ver que há Rock de qualidade sendo feito em algum lugar.

    ResponderExcluir
  2. Sou argentina e moro no Brasil. E posso afirmar que se há um país que mais houve rock no mundo, esse país é a Argentina.

    ResponderExcluir