terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eu fico com o Rock das antigas do ELF...

Por Vinicius Dio



Meus amigos hoje em dia ainda se vê muitas bandas de Rock ‘n’ Roll extremamente competentes em fazer rock ou qualquer estilo que tenha surgido disso! Acho que o grande problema estão nas bandas envolvidas mais afoitamente e excessivamente com o mercado mundial, que a meu ver, são apenas mais umas entre tantas pseudo alternativas que existem por aí! Assim, o futuro do rock não me preocupa, pois eu sei que sempre haverá uma banda honrando esse nome! 


O que me preocupa de verdade, é aonde o termo "rock" esta sendo jogado, aonde forçosamente ele vem aparecendo... Hoje, o que parece, é que se você tem uma banda com um estilo não muito bem definido, as gravadoras logo devem pensar... “Enfia uma guitarra ai no meio, vamos chamar isso de rock, porque o importante é vender o produto, e o rock “sempre esteve na moda”. Muito freqüentemente se vê isso em bandas de ROCK alternativo! Não estou generalizando, mas sinceramente, tem umas que não da para se denominar assim... Sinceramente, galera, por que as “pessoas” não deixam de ser hipócritas e não falam que tais bandas pertencem ao Pop? Será que isso iria diminuir o prestigio delas?  Ou então que chamassem de Pop Alternativo, porque sinceramente de Rock é que não da pra serem chamadas! A não ser é claro, que o termo Rock usado para tais estilos não seja o mesmo da palavra Rock ‘n’ Roll e sim apenas uma “derivação”! Como foi o caso do termo Funk  daquele estilo musical “norte americano” que ganhou proporções  aqui no Brasil através de uma “musicalidade” (se assim pode ser chamado) em sua grande maioria denigrente!  


Por falar no Funk brasileiro, e como as coisas vão se encaminhando por aí, eu não duvido nada que o próximo estilo a surgir nesse meio seja: Funk Rock Alternativo!


Com essa perspectiva fundida em meus pensamentos, é que eu volto um pouco no tempo e trago uma banda das antigas para o espaço do Social Rock Club, pois tenho certeza que essa é Rock ‘n’ Roll de verdade! Dessa forma lhes apresento o ELF! 

Muito antes do Rainbow, do Black Sabbath e do Dio, Ronnald James Padavona mais conhecido como Ronnie James Dio um dos maiores ícones do Rock e do Heavy Metal já existia! E deixou gravado na historia do rock essa banda denominada Elf!

Acho que quando falamos em Dio, logo nós vem a cabeça clássicos como as músicas: Heaven Hell, Children of the Sea, The Mob Rules, Holy Diver, Man on the Silver Mountain e por aí vai... Então com toda aquela potencialidade nos vocais acho que fica difícil imaginarmos Dio cantando algo que não seja nesses termos, ate mesmo por uma questão de costume da nossa parte por seus trabalhos mais conhecidos! Porém é exatamente isso que vou mostrar hoje... Dio em uma banda de Rockabilly! (Esse termo é uma espécie de morfema, amálgama, um tipo de fusão entre rock e hillibis que por sua vez é referente a musica country. O Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros a surgir do Rock ‘n’ Roll no inicio da década de 50!)  

Foi ainda na escola que Ronnie James Dio se juntou com alguns amigos e fundou a banda Vegas King. A parir daí as idéias foram fluindo e amadurecendo, fazendo com que a banda mudasse de nome varias vezes ate chegar no oficial! O primeiro disco do Elf, homônimo, foi lançado em 1972! A trajetória da banda por usa vez é pequena e durou apenas ate 1974, lançando nesse mesmo ano mais dois discos, o primeiro intitulado Carolina Country Ball e o segundo Trying To Burn the Sun! Os três álbuns são excelentes e possuem o mesmo estilo, sempre animado, com belas baladas, e no geral composições no velho estilo Rock ‘n’ Roll! 

Separei uma música de cada disco (por ordem cronológica), para vocês conhecerem um pouco. Vale a muito a pena conferir e adquirir estas preciosidades!!!










Vinicius - @SirAlghouti 

2 comentários: