sábado, 22 de outubro de 2011

A Trilha Sonora Do Fim Do Mundo

Por Roberta Grassi


O fim do mundo é um evento de complexidade absurda: zilhões de coisas para organizar, tudo em proporções astronômicas, a humanidade toda convidada e a necessidade de alguém com poderes divinos para fazer a coisa funcionar. E graças a essa complexidade toda o fim do mundo teve que ser adiado e remarcado algumas vezes. A última remarcação programou o fim do mundo para 21 de outubro de 2011. Ou seja, ontem era o fim do Mundo (de novo).


De qualquer jeito, seja fazendo piada ou temendo o apocalipse, o tema fim do mundo sempre nos faz pensar. E antes que eu pensasse demais e começasse a gorfar minha nerdice atormentando alguém com um discurso sobre como daqui bilhões de anos a energia escura vai vencer a gravidade e o mundo vai acabar de fato, resolvi fazer uma lista de música inspiradas no apocalipse, uma espécie de “Trilha sonora do fim do mundo”. O resultado foi este aqui:




Apocalypse Please - Muse


Segunda faixa do álbum Absolution, Apocalypse Please trás a ideia de um religioso pregando sobre o fim do mundo, disseminando o medo e o pânico, enquanto o caos toma conta de tudo.



Cannon - The White Stripes


Segundo a Bíblia, São João escreveu o livro do Apocalipse, que descrevendo como o mundo acabaria. O "John the Revelator" que aparece na música é uma referência a São João.




Electric Funeral - Black Sabbath


A música é sobre um holocausto nuclear e tem o tom apocalíptico muito presente no albúm Paranoid.




Fight Fire With Fire - Metallica


A mensagem da música é bem clara: “Combater fogo com fogo“ vai “Reduzir o universo a nada”. E nos lembra que mesmo se algo divino não exterminar a humanidade ainda há uma grande chance de a humanidade exterminar a si mesma.




Fire – U2


No Segundo verso Bono canta “The sun is burning Black”. Se o Sol se apagar a vida na Terra é extinta, ou seja, fim do mundo.






How Far We've Come - Matchbox Twenty


A música começa com alguém acordando no “início do fim do mundo” e a partir daí analisando seu tempo de vida. Seguindo este clima de analisa sobre a nossa existência, o clipe da música mostra vários eventos importantes e que mudaram o rumo da humanidade.




It's Not the End of the World But I Can See It From Here - LostProphets


“Ainda não é o fim do mundo, mas ele vai chegar”, é basicamente isso o que o título e a música dizem.




It's the End of the World As We Know It (And I Feel Fine) -  R.E.M.


Na verdade a música nem é sobre o fim do mundo. A ideia da música veio de um sonho que Michael Stipe teve: “eu estava na festa de aniversário de Lester Bangs e eu era a única pessoa lá cujas iniciais não foram LB Então, houve Lenny Bruce, Leonid Brezhnev, Leonard Bernstein... Isso acabou na música junto com um monte de coisas que eu tinha visto quando eu passava pelos canais de TV. É uma coleção de fluxos de consciência." Mas em todo caso, como o fim do mundo está no título da música ela está na lista.






Knights Of Cydonia - Muse


Knights of Cydonia é sobre a corrupção dos lideres políticos, mas em meio à corrupção política Matthew Bellamy colocou algumas referências ao apocalipse. Cydonia é uma região de Marte onde alguns acreditam que existia vida; como ninguém vive lá hoje em dia, se alguma vez houve vida em Cydonia ela foi exterminada. Seguindo esta linha de raciocínio, o “Knights” do título da música pode ser interpretado como os Cavaleiros do Apocalipse.




London Calling - The Clash


A música lista maneiras que o mundo pode acabar. É apocalipse para todos os gostos.






Planet Hell - Nightwish


Pegue o clima apocalíptico e misture à mitologia grega e você obtém Planet Hell do Nightwish. A frase "Save yourself a penny for the ferryman" que aparece na música se refere a Caronte, o barqueiro que ajudava os mortos a atravessar o rio Styx até o Hades em troca de uma moeda. Em outra linha da música encontramos "Mother Gaia in slaughter, welcome to paradise, soldier", Gaia era a deusa da Terra, ou a Mãe Terra na mitologia grega.




S/C/A/R/E/C/R/O/W - My Chemical Romance


Esta música é como uma viagem psicodélica sobre o fim do mundo, com direito ao Sol morrendo um pássaro preto voando, céus de metano e um espantalho (possivelmente representando a ameaça do fim do mundo, ou simplesmente o medo do fim) assombrando todo mundo.




The Four Horsemen - Metallica


A questão é: neste caso os “The Four Horsemen” são os quatro cavaleiros do apocalipse ou os quatro integrantes do Metallica?



When The Wild Wind Blows - Iron Maiden



Música sobre o apocalipse baseada na graphic novel When The Wind Blows de Raymond Briggs – que conta a história de um casal idoso que se esconde em um bunker por medo da guerra nuclear.

Até o próximo post (se o mundo não acabar de novo até lá)

Roberta Grassi @robertagrassi
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com

2 comentários:

  1. Parabéns Roberta, ficou ótimo. Trilha sonora de arrepiar, no sentido literal mesmo. E essa história de fim do mundo sempre rendeu ao longo da história, livros, músicas, filmes, enfim, todo mundo contribui um pouco. Verdade ou não a gente continua vivendo na boa e esperando esse dia chegar, se é que vai chegar, rs.

    ResponderExcluir
  2. muito foda... trilha sonora p/ o fim do mundo, pior q no começo pensei q teria cpm22 já q eles tem até muisca c/ esse título...
    mas o melhor de todos, p/ mim, é matchbox pq os caras são fodas e logo em breve vou escrever sobre eles!!!!!!
    muito fodão teu post, essas coisas de apocalipse tem q vir mesmo de vc!!!!! muito bom!!!!

    ResponderExcluir