sábado, 15 de outubro de 2011

SIAM SHADE

Por Rafael Takamoto 


Eaeeee povo, como estão???

Já tem quase uma semana que não escrevo aqui, como faz falta... e até por isso eu andei pensando sobre o que escrever até porque todos que escrevem aqui, que eu leio são muito bons, quero pelo menos fazer um bom trabalho também, mas não quero repetir algo que já tenha sido comentado. Até por isso, eu escolhi sempre escrever sobre rock alternativo, mas pensando nisso, tive a grande idéia de apresentar a vocês um lado da cultura oriental (oh, grande coisa, um japa falando disso... rs) que acho que poucos conhecem...

Como sempre falei aqui, sou fã de rock alternativo, independente, clássico, eu gosto de música boa e dessa forma descobri um bom tempo atrás uma ótima banda de hard core do Japão, ou J-Rock (Japanese Rock) como dizem por lá, chamada Siam Shade. E é a banda que venho apresentar a vocês essa semana.

O Siam Shade é uma das principais bandas japonesas de todos os tempos e não digo isso apenas por ser fã da banda, mas porque realmente os caras mandam muito bem. No inicio da década de 90 Hideki (vocal) e Natin (baixo), amigos de longa data resolveram formar uma banda, convidaram Kazuma (guitarra base) e Ataru (baterista, mais tarde substituído por Junji) e depois Hideki convidou Daita (que até hoje é considerado um dos melhores de todos os tempos na história do rock japonês) para fazer os solos da guitarra, o que proporcionou um grande salto na qualidade musical da banda que começou a ganhar destaque.

Não demorou muito para se tornarem conhecidos. Assinaram um contrato com a Sony Music Entertainment Japan. Lançaram seu segundo álbum Siam Shade II. O quinteto conquistou um lugar sólido no cenário musical japonês. Muito da fama da banda se devia, além da qualidade das composições, técnica apurada dos guitarristas, o carisma do vocalista e às letras. E o som da banda recebia muita influência de bandas consagradas de Hard Rock, como Guns N' Roses, Mötley Crüe, Skid Row, Kiss, Aerosmith e outras bandas como Dream Theater; que segundo os próprios integrantes eram sua maior inspiração.

E a explosão definitiva, a consagração da banda chegou em 1996 com o álbum Siam Shade III, com um single de arrepiar: "1/3 no Junjou na Kanjou" (ou 1/3 Ficará Intacto), o principal hit da banda, virou até tema de encerramento do anime Samurai X. E daí em diante com vários hits como "Passion, No! Marionette, Black, Rain, Setsunasa Yorimo Tooku e" os CDs e shows da banda eram vendidos e esgotados quase instantaneamente. O Siam Shade conquistou de vez a terra do sol nascente e se manteve no topo por muitos anos com uma discografia de 10 álbuns. Mas como o que é bom acaba, em 2002 a banda resolve parar. Indefinidamente. Tocaram juntos em 2007 para homenagear seu antigo produtor que faleceu, mas os fãs aguardavam o retorno definitivo, até que em março de 2011 após o tsunami e o terremoto no Japão, eles resolvem voltar definitivamente para ajudar seu país. Todos os shows teriam sua renda revertida para ajudar as pessoas que sofreram com os desastres naturais. Agora o Brasil também aguarda uma passagem da banda por aqui, já que nos últimos anos o rock oriental teve uma crescente muito boa com a vinda de diversos artistas ao nosso país.

Espero ter apresentado bem a vocês uma banda que gosto muito e que com certeza ainda pode fazer muito pela música oriental.





Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/


4 comentários:

  1. e a música mais famosa deles, do anime Samurai X...

    http://www.youtube.com/watch?v=9AOEoC4zPAQ

    ResponderExcluir
  2. Pô,legal a banda,já tinha ouvido umas músicas deles. Essa banda prova que as melhores bandas não são as que são moda,e sim as que fazem um bom som

    ResponderExcluir
  3. São muito legais as bandas de j- rock e essa é legal, mas tem outra que eu gosto mais ainda que é a banda X- Japan. Amo bandas Japonesas *____*

    ResponderExcluir
  4. Conheço pouco das bandas japonesas. Mas a cultura oriental sempre me fascinou, sempre tive vontade de saber mais a respeito e por isso leio muitos livros, as artes marciais é o que mais gosto. Sobre a banda gostei bastante o som é bacana, e a iniciativa deles de voltar a cantar para ajudar as pessoas que sofreram com o terremoto e o tsunami é muito bonita.

    ResponderExcluir