quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rock hecho en Uruguay.

Por Max Rivera

Pois, bem.... existe sim, rock de altíssima qualidade sendo feito ali no nosso país hermano. E digamos de passagem, com muitas ótimas bandas, apesar de ser um país pequeno e com uma população de aproximadamente 3 milhões e meio de habitantes apenas.

Deixemos bem claro que esta matéria não tem a pretensão de ser uma espécie de mapa de todas as bandas uruguaias, mas sim uma espécie de “abridor de mentes” para um universo que é novo para a maioria dos roqueiros brasileiros: o rock cantado em espanhol!

Bueno, vamos falar da música: uma característica forte do rock latino é a presença de metais dividindo o espaço com os tradicionais baixo/guitarra/bateria, o que dá uma cara menos rígida e mais animada ao rock. Outro fato é que muitas bandas imprimem uma característica local ao seu som, ao mesclar ritmos como o candombe, a murga ou a milonga com rock, ska e reggae. 

De todo o cenário uruguaio, existem aquelas bandas que tem um grande número de seguidores e que são destaques no mercado doméstico, como La Trampa, La Triple Nelson, Buitres, Hereford, La Tabaré e Pecho e'Fierro, por exemplo. Todas fazendo um rock honesto e sem frescuras, e com letras que muitas vezes falam da realidade uruguaia e do passado do país, outra característica extremamente forte no rock feito aqui no sul da América, a de recordar para no olvidar. Aqui está uma amostra do som de algumas destas bandas:



Por outro lado, temos outro grupo de bandas que logrou extrapolar os limites das fronteiras do Uruguai e já são reconhecidas e respeitadas em vários outros países, principalmente na Argentina, o maior mercado para o rock latino atualmente. Algumas inclusive já possuem vários seguidores aqui no Brasil.

Deste grupo de bandas, eu destaco La Vela Puerca, No Te Vá Gustar, La Saga, El Cuarteto de Nos, La Abuela Coca, Once Tiros e Cuatro Pesos de Propina. Destas, as mais importantes, e que transitam com mais naturalidade por outros países são La Vela Puerca e a NTVG.

Abaixo vai um player com alguns temas destas bandas:


Claro, muitas bandas não foram citadas, e nem teria como, mas espero ter feito justiça ao ótimo rock uruguaio! E também espero que alguma destas bandas tenha te chamado atenção...

Agradeço profundamente ao Social Rock Club por este espaço e pela força na divulgação do rock latino, de altíssima qualidade, e que infelizmente acaba não chegando aqui por diversos motivos.

Querendo conhecer mais a fundo este universo do rock latino em geral, dá uma visitada no meu blog, o Porrazo al Oído! e no twitter: @Porrazoaloido

Max Rivera

7 comentários:

  1. Sea lo que sea, pero que sea ROCK!!!
    Gracias, hermanos!

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos, irmão!!! Pela participação especial aqui no Social Rock Club.

    A casa é tua também! Escreva sempre que quiser.

    Galera, aconselho muito uma visita no blog do Max! Tem muita coisa boa lá!

    Grande abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive uma queda pela música dos hermanos, mesmo não sendo Rock. E essas bandas ai são bem bacanas.

    ResponderExcluir
  4. Grande Porrazo al Oído....

    ResponderExcluir
  5. Grande Max, grande Porrazo ... Abraços ..

    ResponderExcluir
  6. eu conheço pouco da musica latina, acho q só fito paez, mas desde q comecei a participar aqui ando descobrindo mta coisa boa!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente as bandas são boas! Gostei... ;-)

    ResponderExcluir