quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

Por Rafael Takamoto


Eaeeee povo, como estão???

Bom, vou começar pela explicação... Acredito que independente da idade de cada um que passa por aqui, há um pouco de criança dentro de cada um e geralmente é na infância que começamos a gostar de músicas. E muitas vezes a tendência é o rock, mesmo que isso não dure.

E em homenagem ao dia das crianças, resolvi escrever sobre três filmes de três décadas diferentes, voltado ao público infanto juvenil.

Vou começar lá atrás em meados dos anos 80, com um filme, hoje considerado um clássico Cult, chamado The Lost Boys (Os Garotos Perdidos, no Brasil). Por que escolhi este? Simples, tem de tudo que a molecada na época gostava, era um filme sombrio, com criaturas das trevas e com duas das maiores bandas góticas da época na trilha sonora, o Echo & The Bunnymen e Sisters of Mercy. O filme é baseado em contos de vampiros, e os grandes heróis mirins faziam muito sucesso na época, Corey Haim & Corey Feldman (que juntos fizeram dezenas de outros filmes juvenis dos anos 80). E também Jason Patric e Kiefer Sutherland (sim, o Jack Bauer de 24 horas). Resumão básico há vampiros querendo dominar uma cidade californiana e um pequeno grupo de heróis mirins tem que deter os montros, claro que contando assim parece um filme sem graça, mas não é, têm ótimas tiradas, boas cenas de ação, vampiros que não brilham reluzentes em exposição solar e muita pancadaria ao som de People Are Strange (Echo & The Bunnymen, regravando The Doors, classicão!!!!) e No Time To Cry (Sisters of Mercy). Boa pedida pra você que nasceu ainda nos anos 70 e viu isso quando era pirralho, ou no decorrer dos anos 80 e relembrar a infância.


Na seqüência já avançando uma década, escolhi um filme sem heróis, mas que atraiu um grande publico tanto infanto-juvenil quanto adulto. O filme despretensioso por parte da direção e produção, não imaginaram o sucesso que faria, mas o diretor Tom Hanks, não imaginava mesmo que o The Wonders, banda criada para o filme That Thing You Do, seria tão cultuado como foi. Um hit, um grande sucesso, uma banda com jovens desafiando os Beatles em seus penteados, acabou conquistando o publico no mundo. A história é simples, quatro amigos talentosos tocam para participarem de um festival de calouros, mas o baterista se machuca, às pressas eles convidam Guy Patterson (Tom Everett Scott) para tocar no festival, mas Guy que é influenciado por jazz, acha que deve dar outro ritmo à música e salta de vez para o rock'n'roll, uma guinada inesperada para a banda que conhece o sucesso, numa turnê pelo país conhecendo seus ídolos. Vale muito à pena conferir, não só pela trilha, mas pelas boas atuações do elenco e por ser a história de milhares de bandas que tiveram um grande hit na carreira para sumir em seguida.



E finalizando, já na primeira década do século, sim, tivemos um filme totalmente Rock'n'Roll, com muitas crianças, muito talentosas que aprenderam a curtir rock (no filme, na vida real eles já eram fãs e músicos de verdade). Quem não se lembra de School of Rock (Escola de Rock)??? Jack Black é um músico frustrado que é expulso de sua própria banda, se passa por professor para ganhar uns trocados, mas não desiste do sonho de tocar no "batalha das bandas", e, quando descobre que seus alunos tem aulas de música, passa a lhes ensinar tudo sobre rock, tanto que de cara a molecada manda ver ao som de Smoke on The Water do Deep Purple. Claro que não fica apenas nos covers, mas também um dos alunos, Zack, acaba compondo uma música, que eles começam a tocar. Na minha opinião, escolheram o ator certo para fazer este filme, Jack Black é um rockeiro de verdade, e teve ótimo entrosamento com as crianças do filme que mostraram ter rock na veia desde cedo. Um bom filme, recheado de rock e da melhor qualidade, se você tiver a chance de ver qualquer um dos três, assista. E feliz dia das crianças a todos.





Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Boa Rafael. O Lost Boys eu assisti a primeira vez em VHS em 89, quando eu tinha 11 anos. Sensacional. Pirei. Logico que quando saiu em DVD, comprei o original. É daqueles filmes para se assistir a qualquer hora. Mistura de comedia com suspense e terror. Aquela cena que eles tentam provar que o namorado da mae do Corey Haim é um vampiro, num jantar, é engraçada demais. Muito legal. Vale lembrar a participaçao da Dianne Wiest (aquela do Edward Maos de Tesoura) como a despreocupada mae do saudoso Corey Haim. E o Kiffer Shuterland que vinha de outro grande filme adolescente da epoca, o Conta Comigo (Stand By Me). De se lamentar apenas, as terriveis sequencias modernas que fizera... totalmente descartaveis...

    E o Escola de Rock é um classico moderno. Na boa, esse da vontade de assistir ao menos uma vez por semana. É muito divertido. O Jack Black foi muito feliz naquele papel. A expressao facial e corporal dele é fantastica e ele esta muito a vontade no papel.

    Adoro filmes !!! Tenho mais de 400 titulos originais em DVD... fora os baixados !!! hehehe

    Fica 1 abraço !!!

    Gustavo Henrique

    ResponderExcluir
  2. O Escola de Rock é o úncio que lembro de ter assistido!!! Provavelmente quando os outros passavam, eu era um bebê!!! Realmente é muito bom.
    Outra dica de filme com o Jack Black que é um super musical é o Tenacious D. Muito divertido!!!

    Vamos conferir o que tá rolando no Pensando Música???

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  3. ahhh valeu mesmo povo...
    já to trabalhando nos próximos textos...

    ResponderExcluir