terça-feira, 25 de outubro de 2011

Badlands

Por Vinicius Dio


Foi após a turnê do último álbum em que Jake E. Lee tocou ao lado de Ozzy Osbourne, o  Ultimate Sin, que o guitarrista resolveu deixar a banda e seguir carreira em novo projeto! Mas, ao que parece, Lee não queria fazer uma careira solo, o que o obrigou a encontrar  integrantes para sua banda. Foi então que ele encontrou com o vocalista Ray Guillen que participou de bandas como Black Sabbath, Rondinelle, o projeto Phenomena e o Blue Murder! A esta nova parceria juntam-se mais dois músicos para integrar o grupo e com Greg Chaisson (Baixo) e Eric Singer (Bateria) formam a estimada banda Badlands.

Com essa formação a banda estréia com o homônimo lançado em 1989. Possuindo uma sonoridade Hard/Heavy que se mostra extremamente presente já na primeira nota do guitarrista Jake E Lee, executando um riff poderoso e, em seguida, dando abertura para os vocais expressivos e magistrais de Gillen!  O que a primeira música do disco demonstra se estende por todo o resto, trazendo assim composições de altíssimo nível, desencadeando críticas positivas para o grupo. A banda ainda veio a gravar os clips das músicas "Dreams in the Dark" e "Winter's Call", e ambas conseguiram destaque na MTV. Isso impulsionou o álbum a alcançar a 57ª posição na Billboard, o que reforçou ainda mais a sensação de que o sucesso era eminente! 

Em 1991 o baterista Eric Singer sai da banda  e vai para o Kiss, com a finalidade de  substituir o falecido  Eric Carr. O Badlands por sua vez chama Jeff Martin (Surgical Steel e Racer X) para assumir a bateria no lugar de Singer, e  com este novo line up eles lançam o álbum Voodoo Highway em 1991, que não obteve o mesmo êxito do primeiro disco em relação as críticas especializadas. Isto parece ter levado a conflitos internos, culminando até mesmo em acusações de Jake E. Lee sobre Ray Gillen, ainda nas gravações! Mesmo com a situação “conflitante” eles terminam sua turnê pelo Reino Unido! Porém com o termino desta turnê, Gillen foi “despedido” do grupo, e pouco tempo depois a banda chegou a seu fim! 

Apesar de todas as comparações dos discos, eu recomendo os dois... Infelizmente, Ray Gillen e Jake E. Lee  desentenderam-se, e por isso não vieram a produzir outras grandes preciosidades como esses álbuns do Badlands!  



Até a próxima


@SirAlghouti - Vinicius Dio 

3 comentários:

  1. Não conhecia essa banda, mas quando vi a capa do cd, presumi que tinha algo bom ali... Tá na lista!!! Gostei muito do som primeiramente mais calmo e depois com uma pitada de agitação.

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  2. qdo bati o olho na imagem antes de ler, achei q era bon jovi no começo da carreira, mas depois de ler achei bem legal a historia da banda e vi q imagem realmente engana demais, muito bom, hein!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Vinicius eu tava mesmo procurando a música Silver horses, ouvi uma vez nem me lembro onde e gostei mas não sabia o nome da banda e nem da música, me lembrava só do toque e um pedaço do refrão. Agora só falta uma pra mim achar. rs.

    ResponderExcluir