sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Willkommen Bei Wacken!

Por Leticia Gonçalves

Olá, headbangers do meu coração... Como estamos?


Todo mundo já sabe que a probabilidade de rolar uma edição brazuca de um dos maiores festivais de metal é bem grande. Mas, por incrível que pareça, sempre tem aquele que nunca ouviu falar do W.O.A. e minha função hoje é contar um pouquinho da história desse simplório festival... (hahahaha)

Vindo da mente criativa de Thomas Jensen e Holger Hübner, o Wacken Open Air acontece anualmente na pequena cidade de Wacken, ao norte da Alemanha - é a Meca dos metaleiros. Sua primeira edição aconteceu em 1990 e contava apenas com seis bandas alemãs relativamente desconhecidas do grande público.

Apesar disso, o festival se mostrou uma grandiosa idéia e partiu para sua edição seguinte. Em 1992, nomes como Saxon e Blind Guardian já faziam parte da lista de bandas escaladas para o festival. Em 1998, quando o festival ganhou o posto de maior da Europa, ele ganhou um dia a mais e contava com nomes como Arch Enemy, Gamma Ray, Iced Earth, Stratovarius, Nevermore, Primal Fear e mais uma porrada de gente boa no line up.

Desde então, o Wacken não para de crescer tanto em público quanto em estrutura. Toda a área ao redor do festival é composta por pequenos quiosques que servem comida e bebida (leia-se cerveja), além da área destinada ao camping.

A edição de 2009 alcançou um dos maiores recordes adquiridos pelo Wacken: todos os ingressos foram vendidos até o dia 30 de dezembro de 2008, 200 dias antes da abertura oficial do festival - que desde 2002 é feita pelos Wacken Firefighters, a banda formada pelos bombeiros voluntários da cidade.

Ficou curioso? Curtiu a breve história do Wacken? Então aguenta que a história ainda não acabou...



Leticia Gonçalves

Um comentário:

  1. o pior não é só ficar curioso, é saber q só vou conseguir ler semana q vem qdo eu voltar p/ sp... hahahahahhaa

    até o blind guardian no meio... pô esse festival deve ser mto foda...

    ResponderExcluir