quarta-feira, 9 de novembro de 2011

40 Anos do Led Zeppelin IV

Por Marcelo Oliveira



Foi no dia 8 de Novembro de 1971 que o mundo conheceu um dos discos mais importantes da História do Rock. E agora, passados 40 anos, temos uma vez mais a chance e a obrigação de reverenciar esta grande obra prima.

O quarto disco de estúdio do Led Zeppelin não recebeu um nome específico, quem sabe por uma premonição de que este disco seria a maior representação do que foi e é o Led Zeppelin, merecendo, portanto, ser o ponto de toque entre criatura e criador. No Led Zeppelin IV os quatro do Led Zeppelin chegaram a um ponto de expressividade e de arte que raríssimas vezes foram igualados. Este disco já foi tão ouvido e comentado, durante estes 40 anos, que não me sinto capaz e nem obrigado a fazer uma apresentação original. Mas isto não significa que deixaremos passar. 

Estava pensando numa maneira de prestar uma homenagem digna à banda que produziu esta magnífica obra quando esbarrei com a idéia do pessoal do Ultimate Classic Rock.  Achei genial! Tão genial que não consegui pensar em mais nada. Então resolvi criar uma versão desta homenagem. A proposta é reproduzir o lendário disco IV com covers, como se fosse um show tributo. Vamos então ao Led Zeppelin IV!




Black Dog – Masterplan
Eis aí a versão para Black Dog, da banda alemã de Power Metal Masterplan.



Rock and Roll – Foo Fighters
Os caras do UCR mandaram bem demais nesta, escolhendo uma versão do Van Hallen. Daí tive que pegar uma versão matadora do Foo Fighters, tocando no Wembley Stadium lotadão e recebendo o reforço de ninguém menos que Jimmy Page e John Paul Jones.



The Battle of Evermore – Heart
Esta música já me levou a fantásticas viagens... As meninas da Heart arrebentaram nesta versão.



Stairway to Heaven – Projeto Gregorian
O Projeto musical alemão chamado Gregorian, para quem não sabe, apresenta versões de canções Pop e Rock em canto gregoriano.  Esta versão é linda de chorar...



Misty Mountain Hop - 4 Non Blondes
Aqui não teve como fugir. Além da versão ser excelente, não consegui encontrar nenhuma outra no mesmo nível. Pois, que seja!



Four Sticks - Soulfly
Versão instrumental poderosa feita pela banda de Max Cavalera.



Going to California – Train
A banda californiana Train apresentando uma versão emocionante de uma música muito, muito, muito foda.



When the Levee Breaks - W.A.S.P.
Banda de grande sucesso nos anos 80, W.A.S.P. apresenta uma versão pesada excelente!



Esta brincadeira serve para mostrar o quão importante foi e continua sendo este disco. Quem ama o Rock tem muito a agradecer ao Led Zeppelin. Qual a tua versão preferida? 

Grande abraço!

Marcelo Oliveira

7 comentários:

  1. Eu prefiro a versão do Led Zeppelin mesmo. kkkkkkkk As originais nunca barram nenhum outro tipo de versão que se faça ainda mais quando se trata de Led. Adoro esse disco. Tenho ele em vinil e escuto sempre que possível. Engraçado o fato de só ter a letra de Stairway to Heaven no encarte e ela ser marcada por um símbolo.

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  2. Mas não se trata de escolher entre original e versão. A pergunta é: dentre as versões apresentadas, qual vc mais gostou?

    É claro que não faria uma "homenagem" sugerindo que há versões melhores que o original... =D

    abs

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  3. FOO FIGHTERS!!!!!! o dave é mto foda, tem uma versão dele tocando starway to heaven sozinho, mto bom tbm...

    ResponderExcluir
  4. Led Zeppelin é demais, as músicas inspiradas nos contos medievais e livros que falam da ilha de Avalon é sensacional.

    Já que falaram em covers ouçam o All Blues D'up Led Zeppelin, álbum que possui versões feitas pela galera consagrada do blues.

    Compara covers com a versão original não dá né! A gente gosta dos covers apenas porque as vezes uma versão alternativa de um clássico é bom pra descontrair.

    @LLArruda

    ResponderExcluir
  5. Jowzinha você tem toda a razão e concordo plenamenta com você eu escuto esse album desde a barriga da minha mãe, e existe um sentido nesse album na sequência das faixas e também na capa e no encarte do album, isso tudo faz sentido só que eu levei 30 anos pra entender e o pior é que meu pai sabia e não me contou.

    ResponderExcluir
  6. PARA QUEM NAO SABE HA A BIOGRAFIA DA BANDA LED ZEPPELINde MICK WALL,LAROUSSE EDIÇOES.ESTA LA DISCO POR DISCO E FAIXA POR FAIXA...E MUITA HISTORIA...

    ResponderExcluir
  7. QUANDO OS GIGANTES CAMINHAVAM SOBRE A TERRA....LED ZEPPELLIN.MICK WALL.

    ResponderExcluir