segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aqualung - Jethro Tull

Por Marcelo Oliveira



Um conceito que frequentemente reafirmo é o de que uma das maiores forças do Rock está no respeito e no apego às suas raízes, representadas por grandes ícones. E um destes grandes ícones começou sua história em 1967, em Blackpool, Inglaterra, recebendo vários nomes até chegar ao definitivo: Jethro Tull.

Esta lendária banda, que originalmente tocava Blues Rock, conquistou seu espaço e todo reconhecimento pela capacidade de experimentação. Não somente pela inusitada flauta de seu líder, Ian Anderson, mas também pelos passeios através do clássico, do folk e do jazz. E um exemplo bastante maduro desta experimentação está no quarto disco da Banda: Aqualung.

Dificilmente alguém fica indiferente ao ouvir Aqualung. Este disco conquistou corações e despertou ódio com a mesma intensidade. Lançado em 1971, o disco, no meu entender, apresenta uma banda segura de ter encontrado seu caminho. E é justamente por isso que discordo daqueles que classificam Aqualung como um álbum conceitual. Ele não é simplesmente uma tentativa, mas é justamente o amadurecimento das experiências anteriores e o anúncio daquilo que estaria por vir. Ou seja, em Aqualung o Jethro Tull não experimentou um novo caminho, mas sim afirmou que seu caminho seria a experimentação.

Aqualung é uma obra prima do começo ao fim. Suas músicas representam um modo de fazer Rock que deixou profundas marcas e que reverbera nos mais diferentes estilos posteriores. 

Faixas:
  1. "Aqualung" - 6:31
  2. "Cross-Eyed Mary" - 4:06
  3. "Cheap Day Return" - 1:21
  4. "Mother Goose" - 3:51
  5. "Wond'ring Aloud" - 1:53
  6. "Up To Me" - 3:14
  7. "My God" - 7:08
  8. "Hymn 43" - 3:14
  9. "Slipstream" - 1:13
  10. "Locomotive Breath" - 4:23
  11. "Wind Up" - 6:01



Músicos:
Ian Anderson - vocais, violão, flauta
Martin Barre - guitarra
John Evan - piano, órgão, mellotron
Jeffrey Hammond-Hammond - baixo, vocais
Clive Bunker - bateria, percussão

Produção:
Ian Anderson e Terry Ellis



Grande abraço!

Marcelo Oliveira

5 comentários:

  1. Mandou bem pra caramba brow! Jetro Tull é uma das melhores bandas de Rock Progressivo que existe na história! Ian Anderson é na minha opinião um dos maiores músicos e compositores envolvidos no meio artistismo do rock... Além de ser um baita letrista, ele é o melhor instrumentista voltado para a flauta transversal que eu já ouvi tocar!

    Aqualung é um dsicasso mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Ian Anderson de fato, é um dos grandes artistas do rock. Na época em que começou, sabiamente teve visão para desistir de tocar guitarra e passar para a flauta. Com isso nos premiou com uma maneira única e muito divertida de fazer música com o instrumento sem falar das influências que sintetizou como já dito no post.

    Indispensável a audição!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Jethro Tull é muito ducaraio!!!!!!!
    até hj eu lembro da primeira vez q ouvi aqualung... incomparavel... tenho uma amiga q é apaixonada pela banda...

    ResponderExcluir
  4. Me amarro demais no som dos caras, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a tua opinião, não acho que seja um álbum conceitual. Ótima crítica, parabéns! Abraço!

    ResponderExcluir