quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Texas Inter Pop Festival 1969

Por Marcelo Oliveira


Quando se fala em festival de música, especialmente nos anos 60/70, a primeira coisa que vem a cabeça é o lendário festival de Woodstock. Alguns, que conhecem um pouco mais da história do Rock, também lembram do festival de Monterey Contudo, o que muita gente desconhece é que estes festivais eram muito comuns naquela época. Eles são, provavelmente, o melhor retrato de uma época.

E dentre estes fantásticos festivais houve um que eu gostaria muito de ter ido, pela alta qualidade das apresentações. Me refiro ao Texas International Pop Festival, que aconteceu entre 30 de Outubro e 1 de Setembro de 1969. E é muito interessante este festival receber o nome de Pop, uma vez que o Rock in Rio foi invadido pelo Pop. Então apresento um festival Pop que teve Rock bagarai!

VEja alguns dos nomes que tocaram por lá...

Led Zeppelin, BB King, Canned Heat, Chicago (então chamado Chicago Transit Authority), Delaney e Bonnie and Friends, Freddie King, Grand Funk Railroad, James Cotton, Janis Joplin, Johnny Winter, Sam e Dave, Santana, Sly and the Family Stone, Spirit, Sweetwater, Ten Years After e Tony Joe White.

Eis aí um registro de 1h e 17min do festival. Com muitas imagens, entrevistas e algumas apresentações. Uma verdadeira preciosidade. Vale a pena conferir, para sentir um pouquinho que seja do clima.



Grande abraço!

Marcelo Oliveira

Um comentário:

  1. Bicho, isso é que é festival "pop" com rock 'n' Roll de verdade! Led Zeppelin, B.B. King, Freddie King, Grand Funk, Spirit etc! Cara Spirit, como eu gostaria de ver o grande Randy Califórnia (o cara que quase tocou com Jimmi Hendrix na mesma banda) tocando ao vivo, coisa impossível de se realizar nos dias atuais!

    Que festival FODA! Também Gotarria muito de ter ido!

    Abraço

    ResponderExcluir