segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Oasis - Entre Sucessos e Polêmicas...

Por Rafael Takamoto



Eaeee povo? Como estão? eu sei que sempre pego umas bandas mais desconhecidas para apresentar a vocês, mas hoje eu realmente preciso falar de uma banda que gosto muito e também faz parte das minha prediletas. O Oasis foi uma das principais bandas de Manchester, Inglaterra. O grupo começou em 1991 mas apenas surgiu no cenário mundial em 94 como marca do tradicional rock britânico, que estava em baixa graças ao surgimento de outras correntes musicais, como o grunge norte-americano. Estabeleceram-se como uma das mais aclamadas dos anos 90, não apenas pela sua qualidade musical, como também pelo comportamento peculiar dos seus membros, como por exemplo os confrontos com a midia e as brigas entre os dois irmãos Liam Gallagher e Noel Gallagher.

Oasis é uma das bandas mais influentes da geração anos 90 (ao lado de Nirvana, Pearl Jam, Radiohead, Faith No More, Green Day e Guns N' Roses) e uma das bandas britânicas mais bem sucedidas da história, tendo vendido mais que setenta milhões de discos desde 1994. Mas segundo os irmãos Gallagher, eles seriam a 2ª melhor banda da história da música, perdendo apenas para os The Beatles, seus ídolos. Uma das coisas que me lembro, de quando ouvi pela primeira vez o Oasis, foi logo em seguida ler uma declaração (não lembro se do Liam ou Noel, mas provavelmente do Liam), dizendo que ao cantar não olha para a plateia, pois é ele quem deve ser observado e admirado. Muitas pessoas tem uma grande rejeição com algo assim, típico da banda. Mas, no meu caso, foi quando fiquei fã, afinal, para um cara de uma banda que estava começando ter peito para dizer algo assim, tem que realmente ser muito bom.

O primeiro álbum "Definitely Maybe" de 94 e é o terceiro álbum de estreia que mais rapidamente vendeu na história do Reino Unido, atrás do primeiro disco dos Arctic Monkeys, "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not" (2006) e do disco da cantora pop/R&B Leona Lewis, "Spirit" (2007), que encabeça a lista.

Noel conta que um dia chegou do serviço e sua mãe disse que Liam estava tocando numa banda, de cara ele riu, achou engraçado o fato de Liam querer virar músico, mas ainda assim, ouviu tudo e aceitou o convite para ir ao ensaio e fazer parte de banda. Dizem as lendas que o que os rapazes escreviam era fraco demais, por isso Noel chegou e começou a cuidar das composições. Não porque eles eram ruins, mas porque ele fazia melhor. E provou logo de cara. "Live Forever", "Rock'n'Roll Star", "Cigarettes and Alcohol", "Slide Away" e a incrível "Supersonic" faziam parte deste album, considerado por muitos um dos melhores trabalhos da banda até hoje. Mas no segundo album com "Wonderwall", "Don't Look Back in Anger", "Some Might Say", "Cast No Shadow", "Morning Glory" e "Champagne Supernova" chegou superando todas as expectativas dos fãs, comparando ao primeiro trabalho. Agora o Oasis definitivamente era uma das grandes bandas da década.

E a carreira da banda é marcada por diversos hits e principalmente declarações fortes contra outras bandas e sempre elevando os Beatles. E, é claro, eles são fãs de futebol e torcem obviamente para o Manchester... City. Sim, isso mesmo! O Manchester City, não o United. Algumas das recentes pôlemicas declarações dos irmãos Gallagher surgiram numa discussão com Chris Martin do Coldplay, que segundo Noel, é o causador do aquecimento global por estragar o mundo com sua voz. Noel também brigou com sua esposa por ter colocado um poster o Pearl Jam na parede ao lado dos posteres dos Beatles e Elvis, disse que Eddie Vedder não merecia estar ao lado deles. Vedder por sua vez disse que não sabia porque Noel não gostava dele, levando em conta que ele gosta da banda e tem posteres deles. Mas as principais brigas da banda não eram contra outros músicos, mas sim entre eles mesmo. Liam e Noel.
As brigas cada vez mais constantes e pesadas levaram ao fim da banda, que se separou no dia 28 de agosto de 2009. Noel Gallagher anunciou a sua saída do Oasis, fazendo com que o futuro da banda ficasse incerto. As crescentes brigas entre eles chegaram ao ápice quando Noel disse que é impossível de se conviver com uma pessoa com Liam. E isso porque são irmãos. Pouco mais de um mês depois, Liam anunciou, numa entrevista ao The Times, o fim do Oasis. No entanto, em entrevistas posteriores, afirmou que os integrantes continuariam a tocar e gravar juntos, não dispensando a alternativa de continuarem como Oasis. Mas em fevereiro de 2010, Liam anunciou que ele e os remanescentes da banda recomeçariam do zero, chamando-se agora de Beady Eye. Noel por sua vez também segue na carreira musical e recentemente lançou um album, muito mais parecido com som do Oasis do que o Beady Eye.


Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/

5 comentários:

  1. e esqueci de comentar sobre o show no texto, mas tudo bem, depois faço um post sobre show q já vi...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do Oasis, mas não é sempre que ouço tem certas ocasiões que quero ouvir eles o tempo todo, outras não. Quanto aos irmãos briguentos é uma pena por que juntos eles eram ótimos. E ainda bem que eu e meu irmão não somos assim, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. eu gosto demais aline... viajo ouvindo o som dos caras por hrs e hrs... mas é uma pena q eles sejam imcompativeis mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Para mim a maior Banda de todos os Tempos!! sou fã confesso, Volta OASIS!!

    ResponderExcluir
  5. sou fanaticamente fanatico por oasis! nem uma banda bate eles! gallagher ´s são os melhores!

    ResponderExcluir