quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Phenomena

Por Vinicius Dio


Cada década deixou marcada nos pilares da historia uma perspectiva e um fundamento musical diferente... Nós anos 60 o piscodelismo e o rock progressivo, nos anos 70 o surgimento de uma sonoridade mais pesada, “claustrofóbica” e direta como o Heavy Metal, e nos anos 80 entre vários surgimentos, nós temos a aparição do Hard Rock mais “brega”, cheio de sintetizadores e efeitos do tipo! Não que nessas décadas, tivesse somente isso, mas essas foram algumas particularidades que as marcaram com mais relevo. Assim, em meados dos anos oitenta, mais especificamente em 1985, surge um projeto com todas essas “referências musicais oitentistas” chamado Phenomena! 

O projeto tem a frente, como seus idealizadores, Tom Galley e seu irmão Mel Galley... Tom Galley era o principal fundador do projeto, que já vinha sendo “desenvolvido” por ele desde 1983 e trazia em seus propósitos a tarefa de reunir um supergrupo de músicos e artistas do “Heavy Metal” e “Hard Rock”. Inicialmente, a idéia era juntar as principais estrelas envolvidas nesses dois sub-gêneros do rock, tarefa essa praticamente impossível, já que para isso o projeto dependeria da boa vontade e do tempo dos demais artistas!  

Em 1985, Tom Galley consegue então reunir algumas das celebridades e dar o primeiro passo para a concretização de seu projeto! Assim neste mesmo ano é lançado o primeiro disco da banda de superstars do Rock ‘n’ Roll, intitulado Phenomena I. Este disco conta com a presença de: Glenn Hughes (DEEP PURPLE, BLACK SABBATH, TRAPEZE) nos vocais, Mel Galley na guitarra, Neil Murray (WHITESNAKE, BLACK SABBATH) no baixo, Cozy Powell (RAINBOW, BLACK SABBATH,WHITESNAKE, JEFF BECK GROUP) na bateria e Don Airey (RAINBOW, BLACK SABBATH, WHITESNAKE, OZZY OSBOURNE) e Richard Bailey (WHITESNAKE) nos teclados. 

Com o sucesso de crítica gerado pelo primeiro disco, três anos mais tarde, em 1988 para ser mais exato, é dado o próximo passo do “supergrupo”. O segundo disco “Phenomena II – Dream Runner” é lançado, agora com ainda mais renomes em sua formação, contando com: Ray Gillen (BLACK SABBATH, BADLANDS), Glenn Hughes, John Wetton (ASIA, KING CRIMSON, URIAH HEEP) e Max Bacon nos vocais; Kyoji Yamamoto, Mel Galley, Scott Gorham (THIN LIZZY) e John Thomas nas guitarras; Neil Murray e John Wetton nos baixos; Michael Sturgis e Toshihiro Miimi na bateria; Leif Johansen e Richard Bailey nos teclados.  Este disco por sua vez, levou o nome Phenomena ao auge de sucesso, sendo até os dias atuais considerado como o mais bem sucedido disco do grupo! 

Por causa de dois trabalhos tão bem sucedidos, e o sucesso a flor da pele, em 1993, novamente é reunido um supergrupo para a composição de um novo disco intitulado Phenomena III – Inner Vision! Seu line up agora contava com os nomes:   Keith Murrell nos vocais, Brian May (QUEEN), Mel Galley, Scott Gorham nas guitarras, Michael Strugis na bateria e Leif Johansen nos teclados.

Após este terceiro lançamento, o projeto parece ter ficado estagnado durante um bom tempo, voltando à ativa apenas em 2006 com o “Pshycho Fantasy” pela gravadora Escape Music/ AOR Heaven. Este disco  traz grandes nomes que já haviam participado dos projetos anteriores como: Glenn Hughes (DEEP PURPLE, BLACK SABBATH), Tony Martin (BLACK SABBATH), Keith Murrell (MAMA'S BOYS, AIR RACE), Mel Galley (WHITESNAKE, TRAPEZE) e JJ Marsh (HTP, GLENN HUGHES). Esta seria a última participação de um dos homens que estavam à frente do projeto, já que Mel Galley (R.I.P) viria a falecer em 2008 por causa de um câncer no esôfago! 

Recentemente, em 2010, mesmo sem a presença do saudoso Mel Galley, que esteve presente em todos os feitos anteriores do projeto, o Phenomena retoma a sua trajetória perante os holofotes  com o disco Blind Faith! Dessa vez composto pelos músicos: Mike DeMeo, Rob Moratti, Tony Martin, Ralf Scheepers, Mikael Erlandsson, Robin Beck, Chris Ousey, Terry Brock e Steve Overland – vocais, Ian Crichton, Martin Kronlund e Jim Kirkpatrick – guitarras, Matt Sinner, Martin Kronlund e Henrik Thomsen – baixo, Imre Daun–bateria, Dan Helgesen – teclados.

O Phenomena dessa forma se configurou em um grande projeto, com grandes nomes e conseqüentemente grandes composições! 




Até a próxima!

@SirAlGhouti - Vinicius Dio

3 comentários:

  1. só pelos integrantes do projeto, dá dor de cotovelo em mta banda... e não só banda mediana... pô vinicius, vc é especialista nesses projetos, hein...

    ResponderExcluir
  2. Sou nada cara! Quem me dera! Mas isso que você falo aí dos integrantes é bem verdade!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo blog, mas fiz o download dos 2 primeiros discos do Phenomena e está pedindo senha, qual é?

    ResponderExcluir