quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Debbie Harry: 'A internet arruinou a indústria músical.'

Por João Victor

Traduzido do site NME

Debbie Harry, do Blondie, disse em uma entrevista com BANG Showbiz que baixar músicas destruiu 'todo o objetivo do trabalho dos artistas', e também sugeriu que a indústria tinha entrado em declínio desde que as pessoas começaram a comprar fitas cassetes ao invés de discos de vinil.

Harry, que recentemente revelou que gostaria de ter atingido um nível similar de sucesso que Beyoncé, disse: "A indústria musical já está arruinada. Computadores, a internet e baixar músicas arruinaram completamente a indústria musical e todo o objetivo do trabalho dos artistas.", e adicionou: "Eu me lembro de quando o vinil foi superado pelas fitas cassetes e a indústria enlouqueceu ao pensar que ninguém iria vender discos, então está caminhando por esse caminho desde então."

Os comentários de Harry vieram logo depois que Pete Townshend chamou a Apple de "Vampiro digital". O guitarrista disse que acreditava que a internet estava "destruindo os direitos autorais da forma que conhecemos" e danificando o crescimento de novas músicas. Enquanto isso, hoje foi revelado que as vendas digitais de álbuns já quebraram o recorde de 2010 com 2 meses de sobra.

Blondie lançou seu nono álbum de estúdio 'Panic of Girls' esse ano, seu primeiro LP desde 'The Curse Of Blondie', de 2003.


Salve o Rock! João Victor

2 comentários:

  1. não sei, mas acho q é questão de saber lidar c/ isso, o Oasis qdo lançou o "Dig Out Your Soul" disponibilizou o album todo para download no seu myspace, foi uma puta auto-promoção...
    e várias bandas tem usado do mesmo artificio, acho q é saber usar as novas tecnologias...

    ResponderExcluir
  2. Já reparou que a galera que está reclamando é das antigas?

    Eu acho que a internet representa, sim, um grande desafio para todos que trabalham no ramo da música. Trouxe enormes possibilidades, mas trouxe também a necessidade de repensar a música em todo seu processo de comercialização.

    É justo que o artista receba por sua obra e por seu trabalho. E a pirataria é um risco, neste sentido. Mas a tirania das grandes gravadoras sempre foi um grande mal...

    Enfim, será necessário usar de criatividade para equacionar estas relações.

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir