sábado, 19 de novembro de 2011

Smashing Pumpkins

Por Rafael Takamoto


Eaeee povo, como foi o feriado, tudo bem???

Agora de volta à realidade (ou seria à normalidade?) vim aqui escrever um pouco sobre uma das bandas que sempre me impressionaram, tanto pelo instrumental quanto pelas letras. O Smashing Pumpkins é uma banda formada em Chicago ainda em 1987. É uma das bandas menos influenciadas do punk rock dentro de sua geração. Possuem uma sonoridade diversa e densa. Segundo Billy Corgan, suas grandes ambições musicais e letras buscam uma descarga emocional dramática que moldaram as canções e álbuns do Smashing Pumpkins.

Aos dezenove anos, Billy Corgan saiu de Chicago e se mudou para São Petersburgo, na Flórida, com sua banda de rock gótico The Marked. A banda alcançou um sucesso limitado e logo se dissolveu. Corgan voltou à Chicago, e começou a trabalhar em uma loja de discos, onde conheceu James Iha (guitarra). Corgan mantinha os planos de começar uma nova banda e já tinha até o nome, Smashing Pumpkins, mas de acordo com D'arcy (baixo) o nome vem de uma piada sem graça que Billy gostava de contar. A baixista D'arcy Wretzky conversou com Billy Corgan que falou sobre a necessidade da sua banda por um baixista e deu a D'arcy seu telefone e ela logo se juntou aos Smashing Pumpkins. Um baterista de jazz, Jimmy Chamberlin foi convidado pela banda. A combinação de Chamberlin com a banda era algo pouco provável para dar certo, sendo que não conhecia nada de rock alternativo.

Querendo ganhar mais consistência, Billy Corgan sempre acabava regravando algumas linhas de baixo, D'arcy ainda não tinha habilidade o suficiente para acompanhar os riffs. E isto gerava certa tensão interna na banda. Mas nem mesmo os problemas com drogas de Chamberlin e a depressão de Billy Corgan impediram que o Smashing Pumpkins se estabilizasse como sucesso comercial. Mas o ambiente de gravação seguia complicado e a banda brigava constantemente. E ao mesmo tempo em que faziam sucesso, viam que não eram tão idolatrados pela comunidade do rock alternativo.

O álbum "Mellon Collie and the Infinite Sadness" foi o grande sucesso da banda, um álbum duplo com 28 canções. A intenção era fazer com que as canções se completassem conceitualmente como um ciclo de vida e morte. Foi muito elogiado pela revista Time como "o trabalho mais ambicioso e bem acabado do grupo até o presente", Mellon Collie já estreou no topo na lista da Billboard em 95. O album teve cinco singles: "Bullet with Butterfly Wings", "1979", "Zero", "Tonight, Tonight" e "Thirty-Three". E seguiam os problemas internos da banda, inclusive contando com a demissão de Chamberlin por overdose. Não só por isso, claro, mas porque a banda tinha contratado um tecladista que faleceu devido ao consumo de drogas e o baterista, que era o portador dos narcóticos foi preso e demitido. Para que anos depois se apresentasse novamente com a banda para a surpresa dos fãs.

Era a despedida do Smashing Pumpkins. Eles tocaram novamente no The Metro, club de Chicago onde começaram anos atrás. O show durou quatro horas e tocaram canções de toda sua carreira. E quem estava lá ainda ganhou uma gravação do primeiro concerto da banda no Metro, Live at Cabaret Metro (de 1988). O single "Untitled" foi lançado comercialmente para coincidir com o show de adeus. Mas a banda não acabou definitivamente, na prática, sim, mas na teoria, Billy Corgan nunca deixou a banda acabar. Até que já na primeira década do século XXI Corgan anunciou que planejava reunir a banda. Em 2006, o site oficial da banda confirmou a reunião dizendo: "É oficial. Os Smashing Pumpkins estão escrevendo novas músicas para o seu próximo álbum, o primeiro desde 1999". Somente em maio de 2007 os novos membros foram apresentados, durante a turnê que começou em Paris. Jeff Schroeder (guitarra), Ginger Reyes (baixo) e Lisa Harriton (teclados). Mas em março de 2009 Jimmy Chamberlin, resolveu sair do grupo (de novo). E mesmo assim, Billy Corgan, seguiu em frente com o projeto Smashing Pumpkins já que, para ele, suas músicas são a personificações dos seus sonhos e a visão dos fãs sobre quem é Billy Corgan.


Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/

4 comentários:

  1. O Billy Corgan é uma das pessoas inspiradoras do rock 90's, ele conhecia música, toca muito bem e era uma das pessoas mais preocupadas em fazer trabalhos consistentes e que não fossem repetitivos.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Curto muito as melodias das composições deles. "1979" e "Tonight, Tonight" são belíssimas !

    Abraço !

    ResponderExcluir
  3. valeu mesmo pela força povo... o smashing pumpkins é realmente mto foda!!!!

    ResponderExcluir
  4. a banda é muito boa a galera tem q ver bandas de anos 80 e 90,smashing pumkins é muito foda,curto dmais suas letras e compossições

    ResponderExcluir