sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RAINBOW

Por Vinicius Dio


Em 1975 o líder e guitarrista do Deep Purple, Richie Blackmore funda ao lado de ex-integrantes do Elf, inclusive ninguém menos que Ronnie James Dio, a banda Rainbow! Desta maneira o grupo se consistia nos seguintes músicos: Richie Blackmore na guitarra, Dio nos vocais, Mickey Lee Soule nos teclados, Graig gruber no baixo e Gary Driscoll na bateria! 

Essa formação durou pouco tempo, porém tempo suficiente para lançarem seu álbum de estréia intitulado Ritchie Blackmore's Rainbow, um disco que deixava mais que explícito toda a preponderância do guitarrista sob o grupo... 

O disco é aberto pela canção “Man On The Silver Mountain” que traz “isolado” em sua introdução o riff marcante e característico do estilo de Blackmore, que logo é “adornado” pelo ímpeto dos vocais de Dio dando ainda mais magnificência e maestria a melodia da composição! Isso faz com que se crie toda uma expectativa para o que se está por vir ainda...  


Assim se segue para a próxima música, “Self Portait”, que mantêm o nível e dá espaço para a cover “Black Sheep of the Family” (Quatremass) muito bem executado e representado! O disco agora sai do clima mais eletrizante e entra no clima da belíssima balada Catch the Rainbow que divide com a música de abertura o ponto alto do disco! O álbum continua com suas composições magistrais passando por momentos de riffs contagiantes como em “Snake Charme” e indo ao encontro novamente a um clima calmo e agradável de uma balada com a faixa “Temple of King”. A faixa da vez, If You Don’t Like Rock ‘n’ Roll”,  volta-se para uma levada bem mais dentro dos padrões de um rock ‘n’ roll clássico “recriando todo o clima dos tempos áureos”  desse estilo... Com um passeio bem satisfatório pelo mundo musical do Rainbow com temáticas fantasiosas, falando de Reis, Castelos e seres místicos, a banda faz seus ouvintes viajarem no mais puro sentido bíblico da palavra, e fecha tal conceito com as canções “Sixteenth Century Greensleeves” e “Still I’m Sad” cover da banda Yardbirds! Infindo Clássico! 



Até a próxima!

Vinicius Dio - @SirAlGhouti  

3 comentários:

  1. Mestres da arte de fazer heavy metal de maneira maravilhosa e virtuosa. Dio R.I.P...

    =**, JOwzinha

    ResponderExcluir
  2. Rainbow é uma das pérola do rock and roll. Os álbuns que contam com Dio nos vocais são sensacionais. Catch the Rainbow é realmente belíssima.

    O álbum Rising é sensacional trás Tarot Woman e Stargazer outros grandes sucesso da banda do Mr. Blackmore.

    E quem conhece o álbum Live in German, é muito bom. Recomendo.


    LLArruda

    ResponderExcluir
  3. conheço pouco, mas o q conheço é ao vivo, mas não sei se é o mesmo album q o leandro disso...

    ResponderExcluir