sábado, 5 de novembro de 2011

TYGERS OF PAN TANG

Por Vinicius Dio


Na maior parte das vezes, quando se fala no movimento chamado New Wave Brithsh Heavy Metal, logo as pessoas se lembram de bandas como Iron Mainden, Saxon ou Def Leppard... Hoje estou aqui pra falar de uma das principais bandas desse movimento, porém entre essas, acho que o Tygers Of Pan Tang, a qual me refiro, é a mais desconhecida, mas mesmo assim notável por toda sua qualidade musical! 

O Tygers of Pan Tang tem seu estilo voltado mais para os fundamentos do Heavy Metal Tradicional, porém possui em suas bases influências extremamente explicitas do Phin Lizzy, e ainda carrega consigo uma "veiinha" Punk em sua sonoridade. 

A banda é originária de White Bay, no nordeste da Inglaterra, e seu estranho nome vem de um grupo de elite fictício chamado Tigers of Pan Tang, da série de literatura de fantasia Elric, criada por Michael Moorcock.  A formação do grupo começa em 1978, com os seguintes integrantes: Jess Cox (vocal), Robb Weir (guitarra), Richard "Rocky" Leis (contrabaixo), e Brian Dick (bateria). Com esta formação, eles rodaram a estrada do rock somente lançando singles até 1980, quando a oportunidade bateu à sua porta e eles lançam seu disco de estréia, o Wild Cats! 

Wild Cats, é um daqueles discos das antigas que dá o maior gosto de ouvir, possuindo uma sonoridade direta e muito bem trabalhada, os integrantes do grupo deixam transparecer na sonoridade da banda um ar de diversão  e prazer naquilo que fazem, mas sem se deixar levar pela “brincadeira” e perder a devida competência! Assim o Tygers Of Pan Tang apresenta um disco realmente notável, com riffs cativantes e envolventes. As levadas são eletrizantes, enquanto belas viradas de bateria e linhas de baixo completam o quadro instumental. O vocal “escrachado", meio irreverente e com muita personalidade dá o toque final. A banda toca o melhor que o  Heavy Metal tem a oferecer em 10 faixas executadas com muita competência 

Destaque para a guitarra (que a essa altura do campeonato já havia ganhado um novo conceito pelas mãos de Eddie Van Halen) de Robb Weir, tanto nos riffs quanto nos solos.  O cara arrepia! 


Até a próxima!

@SirAlGhouti - Vinicius Dio

3 comentários:

  1. Realmente bem desconhecida infelizmente. Os caras mandam muito bem, mereciam mais. Valeu Vinicius. ;)

    ResponderExcluir
  2. É verdade Aline! Mas nós estamos aí pra isso!

    De nada! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. é... social rock club trazendo o lado b da musica... tbm gosto de fazer isso e mostrar tudo o q não tem força na mídia...

    ResponderExcluir