sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Marriott e seu legado com o Humble Pie!

Por Vinicius Dio


Após sair do Smmal Faces por motivos diversos, o guitarrista e vocalista, Steve Marriott, funda uma nova banda, dessa vez dividindo os palcos com ninguém menos do que Peter Frampton na guitarra e vocais (ex-The Herd), Greg RIdley no baixo (ex-V.I.P’S e Spooky Thoth) e o baterista Jerry Shirley (ex- Wages of Sin, Apostolic Intervention e Little Women), Mrariott dá vida ao Humble Pie, e demonstra uma sonoridade bem mais dinâmica a qual estava acostumado a apresentar no Smmal Faces!  

Sua estréia acontece em 1969 com o compacto “Natural Born Buggie”, que foi um sucesso britânico, e logo depois o Humble Pie segue seu caminho com o lançamento de seu primeiro disco “As Safe Yesterday Is”. Ainda no mesmo ano é lançado mais um disco, o “Town e Country”, que logo é seguido pelo álbum “Humble Pie” em 1970. No ano seguinte é lançado mais um disco, “Rock On”. Nesse quarto álbum de estúdio a formação original se dilui, pois Frampton deixa a banda para seguir carreira solo. Chega a ser impressionante, como o Humble Pie produziu quatro discos em tão pouco tempo, e com uma qualidade altíssima... Esses discos são verdadeiras obras de arte! 

Bem, não se deixe enganar por minhas palavras aí em cima, pois do modo como estou  falando, parece que esse foi o fim da banda, não é mesmo? Mas não! Esse foi apenas o fim de uma fase: a era com Frampton. Daí começa uma nova fase para o Humble Pie, com Dave Clempson na guitarra, substituindo Frampton. Essa nova fase é ainda mais dinâmica e um pouco mais pesada do que a anterior... A sonoridade agora ficou bem mais caracterizada pelas influências de Marriott calcadas com mais perspicácia no Blues e no Soul! Com esse novo meio sonoro, a banda vem a gravar mais uma penca de discos! Sinceramente, todos excelentes, a saída de Frampton não prejudicou em nada a banda nesse quesito! Acho que o disco que alcançou maior sucesso nessa fase, foi o intitulado “Smolkin” de 1972. Alias, esse é o disco de estréia de Dave Clempson.  

Desta maneira o Humble Pie continuou sua jornada, sempre lançando discos incríveis, contando com muita energia e personalidade, principalmente vindas de Stevie Marriott que dá um show a parte! Apesar, de todos seus discos de estúdio serem verdadeiras obras de artes, é ao vivo que a banda mostra todo o seu poder e carisma! Também não era para menos, com um Rock de primeira e, acima de tudo, um pensamento muito bacana Stevie Marriott se deleitava e se divertia nos palcos... Uma vez chegou até mesmo a afirmar: “Rock ‘n’ Roll é sempre melhor ao vivo. É ali que trabalhamos a coisa toda, junto ao público”. Com essa ideologia o guitarrista e lider do Humble Pie fazia “miséria” em seus shows!

Pra vocês terem noção da coisa, certa vez, em um palco montado no Charlton Football Ground, o grupo abriu o show para os britânicos do The Who e outras bandas também participaram do evento. Mas os Jornalistas da época, ali presentes, afirmaram que só deu o Humble Pie, roubando totalmente a cena, tirando até mesmo as luzes dos holofotes sobre o The Who! E esse foi apenas um entre tantos outros shows apoteóticos, aonde, com uma postura explosiva, Steve Marriott e o Humble Pie exerciam um “domínio” gigantesco sobre o palco e o público... Marriott não parava um instante se quer, nem ao menos de cantar, normalmente ele anunciava à próxima musica, animava e incitava a platéia cantando! 

É por cada um desses motivos, que eu afirmo sem medo de errar: Steve Marriott foi, é e sempre será uma das maiores personalidades que o mundo do Rock ‘n’ Roll já conheceu! Infelizmente em 1991 o rock veio a perder Marriott para um incêndio em sua própria casa, em Essex na Inglaterra justamente na época em que ele havia voltado a compor ao lado de Peter Frampton!  O Humble Pie por sua vez continuou seu trabalho, e lançou alguns discos após o falecimento de seu criador!

Por fim, o Humble Pie mesmo sendo uma das melhores bandas, com toda uma estrutura musical excelente e uma presença de palco cativante, eles nunca vieram a alcançar o devido sucesso, na minha opinião tão merecido. A causa disso, teria sido o monte de problemas com as gravadoras e algumas mudanças de line up! Mesmo não tendo tal sucesso, a banda dava um verdadeiro SHOW, tanto literalmente quanto metaforicamente falando, levando alegria e emoção aos seus fãs!  Conseqüentemente imortalizando-se na face do tempo!





Até a próxima!


Vinicius Dio - @SirAlGhouti

3 comentários:

  1. O disco ao vivo da série King Biscuit é imperdível. Uma bela amostra do maravilhoso trabalho dessa fantástica banda. Hard Rock de primeira !

    ResponderExcluir
  2. Foi exatamente por isso que coloquei a capa do King Biscuit logo de cara!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom é C'Mon everybody. Toco na minha rádio sempre:
    http://blogdojuma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir