domingo, 20 de novembro de 2011

Lynyrd Skynyrd - Street Survivors

Por Cristiano Reis


O dia 20 de outubro de 1977 ficou marcado para sempre na história da música como o dia do trágico acidente que finalizou a mais fértil e criativa fase de uma das mais importantes bandas americanas de todos os tempos – Lynyrd Skynyrd, vitimando o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Stevie Gaines e sua irmã Cassie Gaines, vocalista de apoio, o road manager Dean Kilpatrick e os dois pilotos da aeronave. Justo quando a banda acabara de lançar Street Survivors (no dia 17 do mesmo mês).

Segunda capa e a cada original

Nesses tempos a banda andava inspiradíssima com a entrada de Stevie Gaines no ano anterior, talentoso músico que trouxe para banda um novo alento criativo. A partir disso o trio de guitarras que se formou somados a Billy Powell e seu piano no melhor estilo “honky tonky”, Leon Wilkeson no baixo e Artimus Pile nas baquetas, criou um álbum riquíssimo em influências musicais percorrendo com maestria o blues, o hard rock e o country, especialmente no que tange a divisão de timbres, cada um marcando as composições com uma sonoridade muito peculiar. Stevie Gaines com seus furiosos licks de country e uma pegada personalíssima de blues destilados de uma Stratocaster (e eventualmente uma Les Paul Custom para os solos de slide), Allen Collins e a sua enorme influência de Clapton especialmente nos solos com a sua Explorer e finalmente Gary Rossington usando Berneice (apelido de sua Les Paul Standard modelo 59) e seus famosos vibratos e harmônicos extraídos de bends, muito influenciados por Paul Kossoff (guitarrista da saudosa banda Free). Inicialmente, a capa do álbum saiu com chamas envolvendo os membros da banda, mas a pedido dos familiares após o terrível evento, esta foi recolhida.

Destaques para “What’s Your Name” com toda a sua energia e um belo naipe de metais, “That Smell” com o trio de guitarras rugindo e um final apoteótico com Gaines e Collins duelando, “I Know a Little”, um super boogie acelerado, demonstrando exemplarmente toda a técnica de Gaines, “Honky Tonky Night Time Man” cover do astro do country Merle Haggard e pra finalizar “Ain’t no Good Life” com Gaines nos solos e na voz principal. Pra quem não conhece Southern Rock, esse álbum é uma belíssima introdução ao assunto.



Abraço para todos!

Cristiano Reis

Um comentário:

  1. essa realmente foi uma das maiores perdas na história da música... até hj faz muita falta... e raramente aparecem outras bandas c/ tantos talentos individuais...

    ResponderExcluir