quarta-feira, 23 de novembro de 2011

L7

Por Ulisses Putz


Olá pessoal! Hoje vim aqui para apresentar, para quem não conhece, essa grande banda grunge formada por mulheres.

A banda nasceu em 1985 quando Suzi conheceu Donita em Los Angeles, o curioso é que nenhuma delas era de lá. Depois de muito ensaio a banda ficou mais séria quando Jennifer (que tocou em algumas bandas antes, inclusive a banda Hole) se tornou baixista. A banda então começa a fazer vários shows nos clubes da cidade com Suzi e Donita nos vocais e guitarras, Jennifer no baixo e o baterista Roy Koutsky para completar a formação.

É lançado então o primeiro álbum em 1988 auto-intitulado L7. No mesmo ano a banda passa a ser composta somente por mulheres com a entrada de Dee no lugar de Roy na bateria. A partir daí então começaram a fazer shows nos bares de Hollywood.

Em 1991 elas lançam o segundo álbum chamado Smell The Magic e iniciam uma turnê ao lado do Nirvana. Ainda em 1991 elas criam a fundação Rock For Choice para a defesa das liberdades civis e dos direitos das mulheres. O festival de mesmo nome contou com várias bandas importantes como Pearl Jam, Joan Jett, Hole e Red Hot Chili Peppers. Realizaram também o álbum Spirit of 73: Rock For Choise, gravado ao vivo com bandas femininas da década de 90 que fizeram covers de bandas femininas da década de 70. O L7 gravou para este Cd a faixa Cherry Bomb de Joan Jett. Atualmente a banda não toma mais conta da fundação.


Em 1992 gravam o terceiro álbum chamado Bricks Are Heavy, o álbum abriu inúmeras portas para a banda e trouxe respeito de fãs de diversos países e no mesmo ano a banda sai para abrir os shows da turnê européia do Faith No More. Neste e no ano seguinte a banda ficou ocupada com duas extensas turnês nos Estados Unidos, duas na Europa e concertos no Japão e Austrália. Fizeram também apresentações no programa de David Letterman nos Estados Unidos e também tocaram em festivais como Reading e Hollywood Rock.

O quarto álbum da banda sai em 1994 com o nome Hungry For Stink. Este álbum faz uma homenagem para a mulher que criou polêmica por ser uma piloto de corrida de carros, Shirley Muldowney. Em 1996 Jennifer deixa a banda.

Em 1997 o L7 lança o quinto álbum chamado The Beauty Process: Triple Platinum e algumas faixas são gravadas com uma baixista convidada, Greta. No ano seguinte a baixista Gail sai da banda Belly e ocupa a vaga deixada por Jennifer e elas lançam o sexto álbum, Live: Omaha To Osaka.

Em 1999 a banda lança o sétimo e último álbum chamado Slap-Happy e um documentário chamado The Beauty Process, dirigido por Krist Novoselic (ex baixista no Nirvana). No mesmo ano entram para a relação dos 100 álbuns indispensáveis dos anos 90 com o álbum Bricks Are Heavy. Sai a baixista Gail e entra Janis Tanaka para as turnês estadunidenses e européias.

Um abraço a todos e até a próxima.

Ulisses Putz

3 comentários:

  1. meeeeeeu... eu lembro disso... acho q ainda tava no colégio qdo o povo falava dessa banda... não lembrava das músicas, mas agora deu uma boa refrescada na memória, vou procurar alguma coisa p/ colocar no ipod...
    mandou bem p/ carai, hein ulisses!!!!

    ResponderExcluir
  2. L7 é muito legal cara... Tenho um monte delas...

    ResponderExcluir
  3. acho q vc deveria compartilhar isso.... rs

    ResponderExcluir