quinta-feira, 10 de novembro de 2011

IRA!

Por Rafael Takamoto

Hoje resolvi falar para vocês de uma banda... que já acabou. Sim, durou mais de 20 anos, mas novamente as brigas internas separaram uma ótima banda.  O Ira! é uma banda formada ainda lá nos anos 80, época que milhares de bandas explodiram aqui no cenário nacional. Mas escolhi justamente o Ira! por ser uma das minhas 8.000 bandas prediletas (reparem que esse número tende a aumentar cada vez mais). Então vamos lá. Acho que não há melhor maneira de falar sobre eles sem uma citação.

"...É na rua Paulo que me sinto bem / Pois meus amigos estão lá também / Já faz algum tempo que não sei como é que estão / Advogados, bêbados, dentistas eu faço canção... / ...Sou menino de São Paulo lá da Vila Mariana..."

Não há como negar que é uma banda tipicamente paulista e que gosta de afirmar e confirmar isso em suas músicas. Eles realmente são da Vila Mariana como dito acima, mas não sei dizer se existe essa Rua Paulo. Enfim, sem mais delongas, vamos lá. Edgard Scandurra, seu primeiro professor de guitarra, não quis ensiná-lo por ser canhoto e não querer inverter as cordas para sua mão. Assim, Scandurra aprendeu com seu irmão. Sempre foi fascinado pelo punk rock e ia a shows na periferia da cidade, para trocar informações com outros fãs. Foi então que Edgard e seu amigo Dino resolveram montar uma banda que tocasse punk, sem esquecer de Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Nascia aí a banda Subúrbio. Nessa época Edgard ainda no colégio, sempre topava com um sujeito esquisito chamado Marcos Valadão. Mesmo sem conhecê-lo, Edgard sentia simpatia pelo modo com que ele se vestia, e num desses encontros os dois acabaram se conhecendo, e ficando amigos.

Um dia Edgard chamou o Marcos Valadão para participar do Subúrbio, no festival interno do colégio Objetivo. Nessa época, o grande hit do Subúrbio era "Pobre Paulista" (um dos maiores clássicos da banda e também um tanto quanto preconceituosa), que mais tarde entraria na discografia do Ira!. Em 1980, Edgard foi convocado para servir o exército. E lá Edgard compôs "Núcleo Base", que também viraria um grande hit do Ira!. Um ano depois (1981), Marcos Valadão, agora Nasi, chamaria o amigo Edgard para tocar num show na PUC e ali surgiria o IRA (nome é inspirado no Irish Republican Army), ainda sem exclamação. Ainda tinha em sua formação o baterista Fabio Scattone, e o baixista Adilson. Dois anos passaram até que o produtor Pena Schimidt descobriu a banda, nessa época contando com Charles Gavin (que depois trocou de banda e foi para o Titãs) na bateria e Dino (velho companheiro da antiga banda Subúrbio) no contrabaixo, e os levou até a gravadora Warner, onde o Ira! gravaria seu primeiro compacto. O compacto contava com as músicas "Gritos na Multidão" e "Pobre Paulista".


Depois de algumas mudanças de formação, a banda parecia ter se estabilizado com dois novos integrantes (dessa vez, definitivos), o baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung (ex-Titãs que trocou de banda). O grupo lança seu primeiro álbum, Mudança de Comportamento (1985), mas só faria sucesso no ano seguinte com o álbum "Vivendo e Não Aprendendo", tendo os hits "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você" (que acabou incluída na abertura da novela O Outro, da Rede Globo em 1987).

Após se afastar da mídia e seguir suas raízes punk, o Ira! retoma o sucesso entre o fim da década de 90 e o início do século XXI, com os álbuns Isso é Amor, de 1999, MTV ao Vivo, de 2000, Entre Seus Rins, de 2001 e Acústico MTV, de 2004, Juntos, esses quatro álbuns venderam mais de 500 mil cópias, consolidando a banda enfim, entre os maiores nomes do rock brasileiro. Em 2007 o grupo lançou o que viria a ser o seu último álbum, intitulado Invisível DJ. E logo após a banda acabou por uma briga de Nasi com o empresário da banda, Airton Valadão (seu irmão) e com Edgard Scandurra. Agora Nasi segue carreira solo, assim como Edgard Scandurra que tem se voltado um pouco mais a música eletrônica e para seus projetos paralelos.

Levando em consideração que no início dos anos 90 Nasi tinha uma banda, um projeto paralelo muito bom, chamado Nasi & Os Irmãos do Blues e Scandurra fazia bons trabalhos solos e em parceria com Arnaldo Antunes (ex-Titãs), eles ainda dão seqüência nesses trabalhos, mas agora sem ter o Ira! como sua base principal de trabalho.


Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Eu adoro o Ira! Vez ou outra tá no meu celular e eu nem percebo!!! =P
    Nunca tinha pensado que o nome era uma referência ao exército lá da Irlanda. Sempre pensei que fosse uma coisa de raiva mesmo, de reclamação...

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  2. se for levar em conta o album "psicoacustica", "musica calma pra pessoas nervosas", a gente até acha isso mesmo, normal, mas realmente é uma puta banda, não tenho nada deles no celular, infelizmente...

    ResponderExcluir
  3. Confesso que a primeira música que conheci do Ira foi "Flores em você". Amava, era abertura da novela "O Outro", era uma meninota ainda, mas como gravei bem essa música. Mas conhecendo melhor a banda e suas músicas fica um pouco díficil escolher a "Preferida", são todas muito bem escrtitas, bem feitas, arranjadas. E o DVD IRA acustico MTV, pra mim é fantástico, eles estavam maravilhosos juntos Edgard com sua tranquilidade, O Nasi com aquela voz inconfundível, os músicos convidados e acertados de mão cheia, é um DVD maravilhoso, sempre escuto quando estou sozinha (ninguém pra atrapalhar) em "Uma tarde Vazia". É uma pena eles terem se separado, mas isso sempre acontece com grandes Bandas, é inevitável! Mas assim gostaria de ressaltar que eles estão maravilhos no MTV Acústico.

    ResponderExcluir