quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FREE: 1968-1973

Por Cristiano Reis




Formada no verão de 1968 em Londres com Simon Kirke na bateria, Andy Fraser no baixo, Paul Rodgers nos vocais e piano e Paul Kossoff (filho de um célebre ator da época – David Kossoff) com apenas 17 anos, na guitarra, a banda veio a se tornar uma das mais significativas formações do blues rock britânico do fim dos anos 60.

Seu embrião teve origem numa banda chamada Black Cat Bone (com Simon Kirke e Paul Kossoff) que chegou a acompanhar diversos artistas da cena blues e R&B londrina da época. O amadurecimento musical que sofreram após uma sessão de gravação com o célebre pianista Champion Jack Dupree determinou o fim desta, com o intuito de iniciar um novo trabalho com maior grau de profissionalismo.

Juntaram-se a eles Paul Rodgers, dono de uma voz extremamente potente e muito expressiva e Andy Fraser, jovem multiinstrumentista que aos 15 anos tocou no Bluesbreakers de John Mayall. Alexis Korner, outro grande nome do blues britânico e mentor do grupo foi quem o indicou e ainda sugeriu o nome da banda.

Em novembro de 1968 gravaram seu primeiro álbum “Tons of Sobs”, onde as influências com raízes no blues deram origem a canções como “I’m a Mover” e “The Hunter”. O álbum não fez muito sucesso nas paradas, mas mesmo assim eles caíram na estrada numa turnê cruzando toda a Grã Bretanha.

Em “Free”, segundo álbum da banda lançado em 1969, com uma sonoridade mais hard rock e a evolução dos estilos individuais, especialmente Kossoff munido de sua Les Paul e a sua fabulosa técnica de vibrato, a banda chamou a atenção de Eric Clapton (na época eles excursionavam com Delaney, Bonnie and Friends e o Blind Faith) que em certa ocasião pediu ao guitarrista que demonstrasse como conseguia executar com tanta destreza o efeito.


Em 1970, com a mistura explosiva de hard rock e blues de “Fire and Water”, a banda finalmente consegue destaque nas paradas de sucessos. Seu maior hit “All Right Now”, atinge o 2º lugar no Reino Unido e o 4º lugar nos Estados Unidos.

Pressionados pelo sucesso lançam no mesmo ano “Highway”, que não obteve o mesmo êxito comercial esperado. Além disso, novas influências musicais, mudanças no estilo e atritos internos, determinaram a saída de Rodgers e Fraser e o fim da banda em 1971. Nesse meio tempo, ainda foi lançado um álbum ao vivo “Free Live!”, enquanto os membros da banda se dedicavam a outros projetos.

Em 1972, voltaram a se reunir para uma turnê e para dar início às gravações de “Free at Last”. Entretanto os mesmos impasses vieram à tona, agravados pelos problemas com as drogas de Kossoff, fato este que por algumas vezes fez com que ele nem pudesse se apresentar, tendo Rodgers que eventualmente assumir a guitarra e os vocais. No mês de julho em meio à turnê no Japão, Fraser partiu novamente e para o seu lugar foram recrutados John “Rabbit” Bundrick nos teclados e Tetsuo Yamauchi no baixo.

Em outubro, o quarteto original se reúne para gravar o derradeiro “Heartbreaker”. Com a melhora do estado de saúde de Kossoff, o grupo sai para uma turnê pela Grã Bretanha. O álbum foi bem recebido tanto no Reino Unido quanto na América. Teve como grande single “Wishing Well” que chegou ao 7º lugar das paradas. O estado de saúde de Kossoff novamente piora e a banda recruta um guitarrista para ocupar o seu posto.

Finalmente em julho de 1973 a banda encerra suas atividades. Rodgers e Kirke montam o Bad Company e continuam a fazer sucesso em suas carreiras. Fraser não mais conseguiu grandes êxitos na música e a nota mais triste ficou para a morte de Paul Kossoff, que não conseguiu vencer sua luta contra as drogas e, em março de 1976 faleceu vítima de um ataque cardíaco.


Long Live Rock’n Roll!

Forte Abraço!

Cristiano Reis

5 comentários:

  1. po tanta banda boa q aparece e acaba qse q do nada... sacanagem isso...

    ResponderExcluir
  2. Cara...a imaturidade em função da juventude atrapalhou muito...

    Um abraço !

    ResponderExcluir
  3. e pq isso não acontece c/ restart??? hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Lindíssimo! Não tinha encontrado esses vídeos, obrigada! *o*

    ResponderExcluir