terça-feira, 22 de novembro de 2011

Falando sobre o Baixo...

Por Rafael Takamoto


Eaeee povo, tudo bem???

Bom, hoje eu to meio saudosista, lembrando de quando comecei a tocar baixo, mas não durou muito tempo esse sonho e uns anos depois eu o vendi. Mas sempre lembro das músicas qe tinham um bom destaque no baixo e é exatamente isso que vim aqui compartilhar com vocês.

Algumas músicas tem mesmo uma linha de baixo muito boa e sempre me motivaram a querer tocar bem, não que tenha alcançado o objetivo, mas servia como combustível para querer ir além, então segue abaixo alguns exemplos dos sons que eu ainda gosto de ouvir, principalmente por causa do som do baixo. Lembrando também que todos podem e devem discordar é claro, porque isso é praticamente algo de gosto pessoal, ok??


Patrick Dahlheimer, não é o melhor baixista do mundo, eu sei, mas o destaque do instrumento nessa música é algo que sempre me chamou muito a atenção. E também foi por causa dessa música que escolhi aprender tocar baixo.



Richard Grossman faz uma grande diferença nessa música. O baixo aqui dá um tom bem leve, mas dando o rumo da música, é muito bom.



Craig Bloxom, outro som das antigas que me deixou apaixonado pelo som do baixo. Desta vez vem num tom mais forte, quase agressivo, talvez porque o baixista seja o vocal também.



Marco Coti Zelati é um ótimo baixista (além de ter namorado a bela vocalista Cristina Scabbia) e nessa música em particular, foi quando descobri o cenário rock italiano. E é claro ouvir o som do baixo nessa música é uma viagem muuuito boa!!!



Joe Gittleman, ok, é um blog de rock, mas um baixista de uma banda de ska/reggae também tem vez e nesse ponto Joe manda muito bem, quando ouvi a banda pela primeira vez fiquei bem impressionado com o estilo (que até então eu não conhecia) e pelo destaque do instrumento nesse tipo de som.



Peter Gifford substituiu Andrew James devido a problemas de saúde. E Peter comandou o baixo da banda por quase 30 anos. Essa música em particular, foi o primeiro show que assisti e foi quando comecei a me dar conta de que tinha algo nas bandas de rock que eu gostava muito do som, mas não tinha tanto destaque.



Scot Alexander, é claro que eu não deixaria de fora uma das minhas bandas favoritas e um baixista que considero muito bom, principalmente por não "enfeitar" demais e fazer o básico. Foi com base nisso que me deixei influenciar.



Robby Takac é o baixista do Goo Goo Dolls, apenas a minha banda predileta. Sem mais. rs



Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Falando de Baixo, não dá pra esquecer a música 'Thriller' do MJ, apesar de não ser Rock, é uma música que o baixo é sensacional!!

    Salve o Rock! João Victor ( @JaoJacob )

    ResponderExcluir
  2. puuuuuuutz esqueci dessa mesmo... q vacilo...

    ResponderExcluir