sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Eddie Van Halen... A imagem do gênio!

Por Vinicius Dio


Mês passado foi lançado o livro “EDDIE VAN HALEN” de Neil Zlozower. Este não é uma daquelas típicas literaturas “Autobiográficas” tão comumente lançadas por celebridades de vários meios artísticos, inclusive no rock! 

O autor Neil Zlozower, é um fotografo famosíssimo, que com mais de 40 anos de carreira já prestou serviço a diversas bandas de renome como: Aerosmith, AC/DC e Rolling Stones e outros. Na década de oitenta, Neil colocava seu trabalho (como fotógrafo) em prática ao lado da banda Van Halen, sendo considerado até mesmo como o quinto homem do grupo! E é através desse trabalho de anos, que seu livro vem a concretizar-se, trazendo-nos 200 fotos inéditas da lenda viva da guitarra, Eddie Van Halen! 

Além do atrativo visual, o livro conta com participações de ilustres nomes fazendo comentários diversos sobre o lendário guitarrista, entre os quais:  Angus Young, Jimmy Page, Joe Perry, Les Paul, Steve Vai, Joe Satriani, Nuno Bettencourt,Ritchie Blackmore, Gilby Clarke, Phil Collen, Billy Gibbons, Peter Frampton, Paul Gilbert, Tony Iommi, Steve Lukather, Mick Mars, Ronnie Montrose, Gary Moore, Tom Morello, Dave Navarro,Rick Nielsen, Ted Nugent, Paul Stanley, Nancy Wilson, Zakk Wylde , Dweezil Zappa... estes são apenas alguns nomes  de guitarristas, entre tantos outros artistas que aparecem de diferentes “áreas”, no meio de tantas celebridades, o livro também conta com a participação de escritores, e músicos no geral, como Gene Simmons e Lita Ford. Além disso, ainda aparece em suas linhas, um prefácio do famoso guitarrista Slash... 

Com tanta expectativa criada, não somente em cima das fotos, mas principalmente na curiosidade de tais comentários falando sobre o gênio das seis cordas, a News Desk publicou em primeira mão alguns dos comentários como o de Angus Young, Gene Simmons, Paul Stanley e Lita Ford, algum tempo antes do lançamento oficial, dando ainda mais expectativa e ansiedade! 

Confiram o Comentário feito por Angus Young!

O AC/DC fez um show com o Van Halen em 1978 ou 79. Não sabia muito sobre eles, exceto por alguns clipes que havia visto especialmente o de Eddie tocando “Eruption”. Fiquei impressionado. Não o conheci até anos depois, durante um Monsters Of Rock na Inglaterra. Fiquei chocado em saber que ele gostava do meu estilo de tocar, pois nunca me considerei um grande guitarrista. 

Eddie é um inovador. Quando cresci, tínhamos grandes instrumentistas na Inglaterra, como Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck. Depois, é claro, veio Jimi Hendrix, que mudou tudo. Colocaria Eddie na mesma categoria de Hendrix. Ele mudou o jogo com seu estilo e surgiram vários o imitando. Quando Hendrix se destacou, de repente surgiram pessoas querendo comprar uma guitarra igual e tocar seus licks. Ele virou de cabeça para baixo o livro de regras em termos de abordagem. Havia muito experimentalismo em seu modo de tocar. Eddie também é dessa linha, o que o coloca na mesma categoria. 

“Eruption” é uma das minhas faixas favoritas. Tem todas as características de seu estilo, um pouco de cada coisa. Quando Jimi Hendrix surgiu, todos pensaram “De onde veio esse cara?”. Tenho o mesmo sentimento em relação a Eddie. Quando ele apareceu, todos os guitarristas diziam “Você tem que ouvir esse cara”. 


Eu mal vejo a hora de ter esse livro, que traz mais um pedaço da história desse guitarrista que surpreendeu, revolucionou e dinamizou, e continua a dinamizar o mundo da guitarra! Na minha humilde opinião o maior guitarrista que pisou nesse mundo até os dias atuais!

Até a próxima!

@SirAlGhouti - Vinicius Dio

4 comentários:

  1. Van Halen... Depois do Page e do Hendrix esse é o mais fera. E na minha cidade não vendem livros dos caras do rock, vou protestar!

    ResponderExcluir
  2. nem um pouco fã, não??? hahahahahahaha
    mas muito foda, é como eu já disse antes, tem post aqui q só de ver o começo, já mata na hr qm escreveu, até pensei em falar sobre van halen, mas praticamente todo mundo já contou algo... rs

    ResponderExcluir
  3. Sou fãzaço mesmo Rafael! No mundo da guitarra, pra mim esse é o cara!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o natal está chegando, esse livro seria um bom presente XDD

    ResponderExcluir