quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Eddie Money

Por Leandro Arruda

Eddie Money é um cantor de Hard Rock que iniciou sua carreira na segunda metade da década de 70. A partir do primeiro álbum, nomeado homonimamente, passou a estar em destaque nas paradas, seus hits eram febre nas rádios principalmente as músicas com certo teor de romantismo. Dono de uma voz marcante fez uma parceria de sucesso com o guitarrista Jimmy Lyon, sua banda era composta por bons músicos o que resultava em uma sintonia interessante entre letra e música.

Antes de falar mais desse grande artista quero dizer o que me proporcionou o contato com as canções do senhor Money. Em um certo dia estava assistindo The Simpsons, eis que esse episódio começava com o Homer discutindo com a Marge, então após a discussão ele foi se refugiar na Taberna do Moe, e enquanto estava tomando sua cerveja Duff, ainda chateado, começa a tocar Two Tickets To Paradise de Eddie Money, sua mudança de expressão ao ouvir a canção é muito cômica, fica totalmente relax. Ele ainda faz uma observação: “ótimo solo de guitarra”. Acho que foi na 17ª temporada, faz um bom tempo, mas confesso que a série pode nos trazer ótimas surpresas do cenário musical.

Realmente a música era perfeita, a voz, a sonoridade, o solo lindo e tudo mais. Então Saí procurando o tal episódio e a trilha sonora, não faço ideia quanto tempo demorou essa busca, mas encontrei alguns dados que destacavam a música e o artista que compunham a trilha sonora do episódio, então fui conferir os álbuns de Eddie Money para me assegurar que se ele tinha uma carreira mais sólida.



Ao ouvir o álbum homônimo lançado em 1977, que marca seu primeiro disco a ser lançado e que continha a excelente Two Tickets To Paradise, mas o que me chamou a atenção foi o fato do álbum ter um repertório super interessante, todas as canções são equiparadas em termos de criatividade e musicalidade. You've Really Got A Hold On Me, So Good to Be In Love Again, Baby Hold On e a virtuosa Don't Worry eram as músicas do momento, assim, elevando a popularidade de Money e sua banda.

Fez bastante sucesso do final da década de 70 até o final da de 80, seus álbuns nesse período tiveram sucesso e vendagens positivas, além de ganhar alguns discos de platina o álbum Nothing To Lose de 1988 recebeu o certificado disco de ouro. Esses foram os anos dourados para Eddie Money e sua trupe, o que não se repetiu nos anos 90, as variações de componentes de sua banda juntamente com problemas relacionados ao uso de drogas o levaram ao ostracismo.

Aos poucos ele foi voltando e variando entre alguns álbuns com compilações algumas canções inéditas, hoje Money está m plena atividade devido ao seu repertório bastante adorado pelos fãs, suas apresentações envolvem artistas que fizeram parte do mesmo movimento da época do sucesso. Leva seus clássicos aos novos e antigos fãs que não esquecem tal época, onde se fazia um Hard Rock embalsamado em histórias amorosas e transformavam acontecimentos triviais em músicas totalmente representativas do rock and roll. Abaixo encontra-se o primeiro álbum para download, lembrando que os links estão nos comentários.


Discografia: 
Eddie Money (1977) 
Life for the Taking (1978) 
Playing for Keeps (1980) 
No Control (1982) 
Where's the Party? (1983)
Can't Hold Back (1986) 
Nothing to Lose (1988) 
Right Here (1991) 
Unplug It In (1992) 
Love and Money (1995) 
Good as Gold (1996) 
Shakin' with the Money Man (1997) 
Ready Eddie (1999)
Then and Now (2003) 
Wanna Go Back (2007)

Leandro Arruda - Ritmo Sublime

2 comentários:

  1. não conheço, mesmo ouvindo a música, talvez se eu procurar mais, tenha algo q eu conheça e nunca soube qm era, vou conferir, valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rafael Takamoto, poucos o conhece, mas tem um trabalho interessante. Foi a sensação americana durante o final da década de 70 e 80.
    O primeiro álbum é sensacional e os lançados nos anos 80 também s aproximam em termos de excelência.

    Abraço para a equipe do Social Rock Clube.

    ResponderExcluir