domingo, 6 de novembro de 2011

Days of Defiance - Firewind

Por Marcelo Oliveira


Quem acompanha a carreira do Ozzy sabe quem em 2009 ele resolveu substituir seu parceiro de longa data, Zakk Wylde, e para isto convidou um jovem guitarrista grego de nome Kostas Karamitroudis, mais conhecido como Gus G. Este convite deu ainda mais visibilidade ao trabalho deste jovem virtuose. Este convite veio por conta do trabalho que Gus G. desenvole com a banda que montou quando tinha por volda dos 18 anos e quase por acaso.

Na epoca que estava deixando o Berklee Colege of Music Gus G resolveu gravar uma fita demo, contando com a ajuda de amigos, para tentar algum contrato como músico. Deu então o nome de Firewind ao trabalho. A demo rendeu alguns convites, mas o principal resultado foi o nascimento da banda, que desde então vem apresentando um Power Metal de grande qualidade. A banda grega foi mudando bastante ao longo do tempo, até chegar a atual formação, que conta com Petros Christo (Petros Christodoylidis) no baixo, Bob Katsionis (Babis Katsionis) nos teclados e guitarra, Apollo Papathanasio nos vocais, além, é claro, do próprio Gus G na guitarra.

O sexto lançamento de estúdio da banda, denominado "Days of Defiance" (2010), nasceu no contexto da crise político-econômica mundial e na qual a Grécia vem ocupando cada vez mais um lugar de destaque. O objetivo, segundo a própria Firewind, é provocar um "despertar". E isto me pareceu muito bem representado em duas características do disco. Em primeiro lugar, este disco é um pouco mais "agressivo", mais "revoltado" e mais "sombrio" que os anteriores. As composições, de um modo geral, ganharam um pouco mais de velocidade e de peso. A segunda característica é o fato de que este disco deixa transparecer uma preocupação coletiva que é muito interessante. Há uma evidente preocupação de "fazer junto". Este processo de produção mais "comunitário" imprimiu uma amplitude de elementos que dão destaque ao conjunto da obra, muito mais do que ao talento individual.

Pra quem não conhece, vale muito a pena dar uma sacada nesta banda, que revisita o Power Metal dos anos 80 sem perder sua atualidade e sem parecer uma caricatura. O álbum Days of Defiance" é, realmente, muito bom!



Grande abraço!

Marcelo Oliveira

2 comentários:

  1. Muito boa essa banda, gostei. Vou começar a procurar as músicas deles. Valeu a dica... ;)

    ResponderExcluir
  2. valeu mesmo pela dica, tbm vou correr atras!!!!

    ResponderExcluir