terça-feira, 22 de novembro de 2011

Comemorando o dia do músico e da música

Por Cristiano Reis

Alô amigos!

Estava eu hoje tomando o meu café quando me deparei com a folhinha de calendário e lá estava escrito: 22 de Novembro - dia do músico e da música. Imediatamente me lembrei de um texto bacana que li há poucos dias.

Portanto, quero hoje celebrar com todos os amigos que escrevem, lêem e participam do nosso clube, este dia que tanto alegra os nossos corações citando o companheiro Vinicius “... com o intuito de prestar uma singela homenagem a todos os músicos, mas não somente a eles, a todos os entusiastas, aos iniciantes no ramo, ou simplesmente aqueles que amam a música...” e ainda, neste espírito de celebração, transcrevo aqui o texto:

A Música na cultura de cada época
Texto extraído de Enciclopédia do Estudante - Vol 13 - Ed. Moderna


A música é a mais universal das linguagens. É universal no tempo porque desde a mais remota Antiguidade ocupou lugar preferencial em todas as culturas. E é universal no espaço porque todos os povos a utilizam.

A música, parte essencial de todas as culturas

A palavra “cultura”, etimologicamente, procede do verbo latino colere (cultivar). Significa o conjunto de modos de vida, costumes, conhecimentos, revelando as características artísticas, científicas, e tecnológicas de uma sociedade.

Uma das mais importantes manifestações da cultura é a arte, em suas diversas formas de expressão. Essas formas de expressão podem ser divididas em duas classes principais:

• As que se manifestam em um suporte físico: a pintura, a escultura, a arquitetura, o cinema, a literatura, etc.

• As que somente se manifestam quando são ouvidas: os textos orais e a música. Na musica, por exemplo, não basta a existência de uma composição escrita; ela se torna realidade expressiva apenas quando é executada ou interpretada.

A música é uma linguagem universal da cultura. Por essa razão ela é, desde o princípio da humanidade, uma expressão cultural característica da de qualquer época ou civilização. Seria inconcebível a cultura renascentista sem o italiano Palestrina, a cultura barroca sem o alemão Bach, o Classicismo sem o austríaco Mozart ou o século XX sem o rock.

Uma das afirmações mais incisivas nesse sentido foi feita pelo escritor alemão Goethe, que disse “Entre todas as coisas imagináveis elegemos a música, porque dela saem caminhos bem traçados em todas as direções”.


Abraço e até mais!

Cristiano Reis

Um comentário:

  1. mesmo atrasado, parabéns pelo dia do músico e da música!!!! e à todos q aqui escrevem, leem, comentam q nos acompanham!!!!!!

    ResponderExcluir