terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bonded by Blood - Exodus

Por Marcelo Oliveira



Exodus é, na minha opinião, um ótimo exemplo de banda que jamais teve todo reconhecimento que merece. Apesar de ser reconhecidamente uma das grandes bandas do Trash Metal, sua trajetória repleta de coincidências e problemas (especialmente com drogas) apagou um pouco do brilho.

A banda californiana, formada em 1980, contava inicialmente com Tom Hunting na bateria, Paul Baloff nos vocais, Geoff Andrews no baixo, Gary Holt e Kirk Hammett nas guitarras. Este último foi "pescado" pelo Metallica em 1983, substituindo Dave Mustaine, dando lugar para Rick Hunolt. Geoff Andrews também deixou a banda antes do lançamento do primeiro disco, entrando Rob McKillop. Finalmente, em 1984/1985, o Exodus assina com a gravadora Combat e lança o primeiro álbum: Bonded by Blood.


O disco não demorou nada para estourar, sendo rapidamente considerado uma pérola do Trash. A capa do disco é já uma verdadeira obra de arte! Mas de nada adiantaria uma "cara" bonitinha se não tivesse muito conteúdo. Estão lá todos os ingredientes para um grande álbum: a bateria precisa e competente, o baixo muito bem marcado e as guitarras velozes e eloquentes. Mas o que mais me agrada neste disco é o vocal do saudoso Paul Baloff. Ele passeia com muita desenvoltura pelos agudos do Heavy e os guturais do Trash, sem perder presença.Em época na qual os avanços tecnológicos estão produzindo um verdadeiro abuso do gutural, este disco é uma verdadeira aula. Bonded by Blood é, de fato, um grande clássico!

Dois vídeos para ilustrar. Primeiro a faixa de abertura do Disco na versão original e depois a faixa Metal Command ao vivo, numa apresentação de 1985.




Faixas

"Bonded by Blood" – 3:48
"Exodus" – 4:09
"And Then There Were None" – 4:44
"A Lesson in Violence" – 3:49
"Metal Command" – 4:16
"Piranha" – 3:50
"No Love" – 5:11
"Deliver Us to Evil" – 7:11
"Strike of the Beast" – 3:56

Faixas bônus

"And Then There Were None (Live)" - 4:52
"A Lesson in Violence (Live)" - 3:26

Banda

Paul Baloff - Vocal
Gary Holt - Guitarra
Rick Hunolt - Guitarra
Rob McKillop - Baixo
Tom Hunting - Bateria

Produção

John Volaitis – engenheiro
Ken Adams, Todd Gordon – produtor executivo
Mark Whitaker – produtor
Richard A. Ferraro – autor da capa


Grande abraço!

Marcelo Oliveira

2 comentários:

  1. muuuuuuuuuuuuuito tempo q eu não ouvia, ou melhor lia algo sobre eles, muito foda!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando achei esse álbum em vinil, não pensei 2 vezes antes de comprar. Um dos melhores álbuns de Thrash da história, obrigatório a todos que curtem o estilo!

    E, é claro, é o melhor álbum do Exodus. :D

    ResponderExcluir