quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Barba, óculos de sol e a guitarra elétrica.

Por Leticia Gonçalves


Vou te falar que não sou daquele tipo de fã -metaleira-rock n roll que se apega a um gênero de música e morre ouvindo só aquilo. Na verdade, acho até bem engraçado esse monte de nome que inventam por aí. Pegando esse embalo, eu escolhi uma subdivisão que me agrada bastante e bem interiorana, bem simpática...

O Southern Rock nasceu praticamente junto com o próprio Rock n Roll, já que ambos possuem suas origens na região Sul da terra do Tio Sam, assim como nomes clássicos do gênero como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Little Richard e Buddy Holly. Porém, com a invasão dos queridinhos britânicos de cabelo tigelinha, dos psicodélicos e do pessoal excêntrico do folk, o Southern Rock viu seu público mudar de foco e dirigir olhares para os grandes centros como Liverpool, Los Angeles, Londres, Nova York e São Francisco.

Sua volta por cima só começaria no final da década de 60, quando bandas como Creedence Clearwater Revival e a texana Janis Joplin revitalizariam o estilo para o que viria a ser o maior pico de popularidade do gênero, os anos 70.

Foi nessa década que tudo mudou para os southerns. Bandas como The Allman Brothers Band, Charlie Daniels Band e Lynyrd Skynyrd tornariam o estilo popular com suas guitarras pesadas, ritmo contagiante e letras sobre a cultura e história sulista. A popularidade se manteria ainda pela década de 80, principalmente por causa das inovações feitas pelos barbudos do ZZ Top, com seus sintetizadores e clipes musicais.

Hoje em dia, por mais que muitas bandas da atualidade se apresentem sob o título de Southern Rock, o gênero ficou recluso a rádios que relembram os velhos tempos do titio Rock n Roll.



(Antes que me critiquem e perguntem porque eu não falei das grandes perdas do gênero, lá vai: merece um post próprio né galerê!)

Leticia Gonçalves

3 comentários:

  1. Bacana o post, nem sabia que existia esse gênero de rock! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Letícia!

    Também não vejo grandes frutos com esses papos de rótulos e subdivisões. O importante mesmo é que a mistura de jazz, rock, country e blues ficou maravilhosa nas mãos desses caras e eu como grande fã do estilo, garanto que a viagem pelo “Southern” valerá a pena...rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. putz... não sabia dessa subdivisão tbm... nem ao menos q o zz top se encaixava nela... q aliás é uma puta banda... e a aparição do billy gibbons na série bones tbm é bem legal!!! tá mandando mto bem!!!

    ResponderExcluir