sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Allister

Por Rafael Takamoto


Eaeee povo, tudo bem como vocês???

Para hoje escolhi uma banda que gosto muito, uma das minhas 899 prediletas. É uma banda punk, mas eu sei que vocês vão estranhar um pouco, assim como eu quando comecei há ouvir uns anos atrás, mas depois de ouvir a segunda música seguida deles, fica quase impossível de não apreciar o trabalho dos caras. Pra começo de conversa, toda banda punk ela mira um protesto e vai de cara contra aquilo. Bom, a grosso modo dos entendidos de punk, seria bem isso mesmo, mas essa não é uma banda assim, o Allister, é uma banda punk, mas um punk de garagem e com letras felizes, muitas vezes sarcásticas ou apenas cômicas, como a própria banda é, inclusive em seus clipes.

O Allister foi formado em Chicago, Illinois, John Hamada (vocal/guitarra) e Tim Rogner (vocal/bateria), com Eric "Skippy" Mueller (baixo) em 1996. Apresentaram uma fita demo para a Drive-Thru Records que decidiu lançar e fazer sua estréia: um disco de vinil de sete polegadas contendo quatro canções, intitulada "You Can't Do that on Vinyl" de 1998. Antes do final do ano, Allister acrescentou outro guitarrista para a banda, então Mueller assumiu a guitarra.

Já em 1999 a Drive-Thru Records lançou o CD "Dead and Girlfriends". O álbum foi gravado com um orçamento de produção de apenas 700 dólares. Trazia um estilo brincalhão e promissor com melodias pop/punk, justamente pelos covers "Fraggle Rock Theme" e "I Want It That Way" do Backstreet Boys. Após um tempo Mueller sai do Allister.

Com a ajuda do produtor Chris Fudurich, a banda gravou o seu segundo álbum "Last Stop Suburbia" de 2002, já mostrando certo grau de crescimento na composição de Rogner e Murphy. O álbum emplacou vários hits como "Radio Player", "Overrated" e "Somewhere on Fullerton" (o grande clássico da banda e uma ode ao punk lendário de Chicago, Fireside Bowl). Mas nem tudo eram flores no caminho dos garotos de Chicago. Mais uma vez chegam novos integrantes. A banda adicionou Kyle Lewis (guitarra) e Mike Leverence (bateria). Last Stop Suburbia ainda atingiu o nono lugar da parada Billboard Heatseekers.

Já em 2004 o Allister percorreu o mundo (incluindo Europa e Japão) e marcou uma aparição pequena no filme Sleepover, que teve suas canções da banda inéditas em seus álbuns. Eis que em 2005 sai o tão aguardado terceiro álbum. Before the Blackout. Já entrando em turnê novamente o grupo lançou um EP intitulado Guilty Pleasures apenas no Japão no final de 2006, que foi apoiado por uma turnê simultânea. E Rogner soube que seria pai e decidiu aceitar um emprego onde ficaria mais disponível para sua família. O Allister decidiu ir à outra turnê japonesa durante Março de 2007 para a qual o ex-membro Chris Allister Rogner teve lugar de seu irmão e um show de despedida em Chicago. Murphy e Lewis se juntaram à banda The Go Get.

Em 2008, Scott Murphy também gravou seu EP solo, intitulado Guilty Pleasures II como uma continuação do trabalho anterior da banda. O álbum contém uma série de covers. Murphy lançou outro EP, Guilty Pleasures 3, em dezembro de 2008. E desde 2005, o ex-Allister baixista/guitarrista Eric Mueller escreveu um blog popular MP3 chamada Can You See The Sunset Do Southside.

Quando a banda parecia ter realmente acabado, em 2010 uma reunião do Allister foi anunciada, com a intenção de lançar um novo álbum. A banda agora assinou contrato com a Universal Japan. O novo álbum, "Countdown to Nowhere" foi lançado no Japão em 16 de julho de 2010. E antes que eu me esqueça, a atual formação da banda é essa: Tim Rogner (vocal/guitarra), Scott Murphy (baixo), Kyle Lewis (guitarra) e Mike Leverence (bateria). Tim declarou ainda que eles estão planejando lançar mais um álbum no final de agosto início de setembro (que por acaso já se passaram dois meses e nada ainda). Há também a previsão de novas turnês da banda. E como fã, não posso deixar de pensar que eles lembrem do Brasil e passem por aqui.




Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/

2 comentários:

  1. É... Não gostei do som. É um puck rock mais moleque, né? Quando cê falou punk rock pensei numa parada bem rápida e agressiva, mas essas bandinhas como Offspring, Blink 182 e tal já me encheram o saco...

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  2. então... eu gosto mais por isso, pq é um punk bem mais descompromissado mesmo... tipo, eu curto muito o sex pistols, das bandas recentes de punk, nada me chamou tanto atenão qto o allister, nem conto o bad religion, pq aí tá acima de qquer coisa, e em breve vou escrever sobre eles...

    ResponderExcluir