quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Valeu, R.E.M.!

Por Marcelo Oliveira





Sem que ninguém esperasse, surgiu a notícia de que uma das bandas mais influentes do cenário Rock alternativo dos anos 90 e 2000 estaria encerrando sua carreira. 

E foi no site oficial do R.E.M. que os milhões de fãs encontraram a confirmação. Lá foi publicado o seguinte comunicado:

"Para nossos fãs e amigos: Como R.E.M., e como amigos da vida toda e co-conspiradores, decidimos acabar a banda. Vamos embora com muita gratidão por tudo o que conquistamos. Para quem já se sentiu tocado por nossa música, nosso mais profundo agradecimento pela atenção"

Os componentes da banda também se manifestaram individualmente, fazendo cada um a sua despedida deste trabalho tão bem sucedido.

O vocalista Michael Stipe afirmou: "Um homem sábio certa vez disse: a habilidade em ir a uma festa é saber a hora de ir embora. Nós construímos coisas extraordinárias juntos, e agora vamos nos distanciar disso. Espero que nossos fãs percebam que essa não foi uma decisão fácil, mas tudo tem seu fim e nós queríamos fazer isso agora. Nós gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram a ser o R.E.M. nestes 31 anos. Nossa maior gratidão a quem nos permitiu fazer tudo isso. Tem sido incrível"


Já o Guitarrista Peter Buck assinalou que "Uma das coisas ótimas sobre estar no R.E.M. foi o fato de que essas músicas e discos significavam muito pra gente tanto quanto pros nossos fãs. E ainda são. Ser parte de várias vidas é um dom inacreditável. Obrigada. Nós ainda somos grandes amigos. Eu sei que os verei no futuro, assim como sei que verei cada um que nos apoiou ao longo dos anos. Mesmo se for só alguém na loja de discos, ou em um clube, vendo um grupo de garotos de 19 anos tentando mudar o mundo"


Por fim, O baixista Mike Mills declarou: "Durante nossa última turnê, começamos a nos perguntar o que faríamos depois. Trabalhar com música por mais de três décadas foi uma tremenda jornada. Sempre fomos uma banda no sentido mais real da palavra. Nos sentimos pioneiros nisso, não há brigas, não há advogados. Tomamos essa decisão amigavelmente. O tempo parece certo."






Para os fãs, resta então dizer um grande muito obrigado por todos estes anos e por tudo de bom que o R.E. M. ofereceu ao Rock.



Grande abraço!

Marcelo Oliveira

Fonte: Folha.com


2 comentários:

  1. Vou ser sincero: nunca fui fã desses caras, mas também nunca tive nada contra o som deles, bem pelo contrário. Conhecia pouquíssima coisa deles (só as músicas mais conhecidas, incluindo aí a unânime "Losing My Religion"), e de certa forma, mesmo não tendo nenhuma 'afinidade' como tenho com outras bandas, lamentei um pouco essa "despedida" dos caras.

    Porém, achei uma coisa interessante nisso aí: eles souberam a hora de ACABAR. Existe uma máxima que diz mais ou menos assim: "Pare quando você ainda está no topo." Os caras tinham um público fiel, que os tratava bem, e possuiam até um status que muita bandinha que começa por aí inveja completamente - mesmo que nem todos os conheçam como deveriam, acho que TODO MUNDO já ouviu pelo menos 1 vez na vida "Losing My Religion". Eles cumpriram o dever deles como uma banda, e souberam a hora de terminar.

    O que fica? O mais importante: a MÚSICA. Quem quiser sempre vai poder ouvir o que eles fizeram durante esse tempo todo. Para quem é fã, é realmente triste, só que nem tudo é eterno, principalmente aquilo que é considerado "bom".

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, Rodrigo! Eu lamentei eles terem parado, mas entendo que 30 anos de carreira é cansativo demais. Chega uma hora que os problemas começam a ficar maiores que os prazeres. Aí complica.

    Valeu pela participação! A casa é tua!

    Grande Abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir