terça-feira, 20 de setembro de 2011

Black Country Communion. Chegando Para Ficar...

Por Vinícius Dio




“Se tem uma coisa que brasileiro entende, é de futebol!”. Essa “máxima” é um tanto quanto “estereotipada” e injusta, mas ela não deixa de ser um “mito” com fundo de verdade! Grande parte do povo brasileiro gosta e entende desse esporte, e por ser tão popular, mesmo que você não goste, vai acabar conhecendo, nem que seja o básico da coisa! Colocando essa afirmação como confirmada, eu diria que aqui no nosso “mundo” existem duas coisas das quais nós entendemos um pouquinho... Futebol e rock ‘n’ roll! Estou me agarrando a essa percepção por um motivo bem obvio para minha pessoa, que é apresentar-lhes a banda da vez!


Black Country Communion é um daqueles projetos que dá certo de cara! Mais que uma banda, ou um time, o grupo é uma seleção pelos nomes convocados em seu line Up... Por isso a analogia do começo meus amigos!  Vejam se vocês não concordam comigo...


A banda apresenta nomes já cravados na calçada da fama do rock! Como: Glenn Hughes (ex Deep Purple, ex Black Sabbath, etc), no baixo e vocal, ele também foi gentilmente apelidado como a voz do rock! Outro star é o não tão famoso, porém extremamente talentoso Joe Bonamassa que segue uma linha de blues  em suas composições e que aos oito anos já havia sido elogiado pelo ilustre B.B King. Ainda temos mais dois nomes de peso o tecladista Derek Sherinian (ex Dream Theater) e o baterista Jason Boham ninguém mais, ninguém menos do que o filho do punho do Led Zeppelin... John Boham!


Glenn Hughes e Joe Bonamassa já vinham trabalhando juntos por mais de um ano, quando ambos se apresentaram no evento Guitar Center: King of the Blues em Los Angeles em novembro de 2009 e decidiram gravar juntos. O produtor Kevin Shirley, em seguida, sugeriu que o grupo trabalhasse com, Jason Boham.  Bonamassa por sua vez não queria que a banda tivesse como base de sua formação um “power trio”, então ele e os outros decidiram incorporar à banda Dereki Shenian, por recomendação de Kevin Shirley.





Desta forma o homônimo da banda foi lançado em 2010, e Glenn Hughes como sempre extremamente profissional naquilo que faz de melhor, abre o disco com a musica Black Country, mostrando todo o seu talento em uma linha de baixo “alucinógena”.  Suas companhias não ficam para traz, e confirmam toda a potencialidade do grupo! Que já era de se esperar!  O resto do disco não se demonstra nem um pouco inferior a faixa de abertura, e em um misto de Hard Rock, Hard/Heavy, Blues, com pitadas de soul e funk, o álbum preza aquilo que a musica tem melhor com padrões “ecléticos” e virtuosismo na escrita de suas canções!  Com vocais de tirar o fôlego, linhas de baixo eletrizantes, solos impecáveis com o que de melhor um feeling pode oferecer e sem contar com os arranjos e os riffs impecáveis. Black Country Communion nasce já nos proporcionando uma obra de arte!





A trajetória da novata banda de veteranos continua com seu segundo trabalho que foi lançado 13 de julho deste ano, e intitulado Black Country Communion 2! O álbum se encontra na mesma linha de seu antecessor, porém com um “virtuosismo” a mais e uma pegada mais “moderna” em algumas passagens para seus padrões musicais eu diria, mas com a mesma essência! E os caras continuam mostrando um talento indiscutível!




Os dois discos são muito bons em seus respectivos momentos e formas. Mas se eu tivesse que escolher um, escolheria o primeiro, acho que ele tem um “Q” a mais de rock das antigas! Porém isso é apenas meu gosto particular, e como os dois são excelentes musicalmente falando, compensa ir atrás e escutar os dois discos! Fiquem de olho, pois essa banda promete, e eles já mostraram que não estão aqui para brincar! Ah se nossa seleção de futebol estivesse assim!




Até a próxima, abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário