sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Guitarra do Futuro? Nova Gibson Firebird X Limited Edition


Por Marcelo Oliveira/ Felipe Jurisato


A Gibson, uma das maiores fabricantes de instrumentos musicais, resolveu apostar na tecnologia e está lançando uma nova guitarra que já está começou a gerar muita polêmica. Eles pegaram um de seus modelos mais clássicos o Firebird, e criaram uma nova edição que só falta vir com o guitarrista junto. Com a ajuda do meu amigo Felipe Jurisato vamos conhecer um pouco da Firebird X Limited Edition.

A nova Firebird é tão cheia de inovações tecnológicas que vem acompanhada de um software. Segundo a fabricante, sua intenção é levar o instrumento “a novos niveis de funcionalidade e usabilidade para os guitarristas mais experientes e para os novatos”.

As mudanças estão em toda parte do instrumento, de sua produção até os mais sutis detalhes. O shape, obviamente, respeita algo do modelo Firebird original, com o braço em formato “C”, para garantir maior sustentação e força nas notas. Na captação ela possui 3 min-humbuckers e um Hexaphonic Piezo na ponte. Um pré-amplificador High Dynamic-Range garante uma guitarra totalmente ativa. Os captadores podem ser usados em paralelo ou individualmente e com a possibilidade de inversão da polaridade.

Software que acompanha a  nova Firebird X

Até aí podemos imaginar uma guitarra bastante comum, mesmo que supostament  melhorada. Porém ainda tem muito a ser dito sobre ela. Dentre muitas outras novidades, a nova Firebird vem com uma série de efeitos embutidos, o que servirá para os guitarristas aposentarem ao menos boa parte de suas pedaleiras, segundo a Gibson.  Esta integração promete diminuir consideravelmente o nível de ruídos e garantir uma sonoridade mais limpa ainda que com em altos níveis de ganho e distorção. Além diso, ela apresenta um recurso de afinação automática que pode agradar muito aos iniciantes. Outra coisa que me deixou curioso em ver funcionando é a emulação de sonoridades que a Firebird consegue fazer, sempre de acordo com a Gibson, de guitarras famosas.



São tantas inovações em um único produto que seria complicado falar de tudo aqui. Quem quiser saber mais sobre esta novidade, aconselho uma visita ao site da Gibson.

O Lançamento oficial da Firebird X Limited Edition está acontecendo hoje 30/09/11. E o custo inicial é de USD 5.575.


Pra quem se interessar, segue abaixo um vídeo em Inglês da própria Gibson, explicando bastante coisas da guitarra.




Um Grande abraço!

Marcelo Oliveira



2 comentários:

  1. Bacana, visualmente ainda prefiro a Firebird original, mas esses 3 humbuckers mais o piezo devem dar uma riqueza de timbres interessante. Só acho meio esquisito esse negócio de embutirem pedais de efeito na guitarra, quando tem muita coisa em uma só geralmente o timbre não é tão bom quanto ter um pedal separado, mas pra iniciante é uma boa mesmo, eu só dúvido que a maioria dos iniciantes tenham grana pra uma guitarra dessa.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu concordo com tudo que você falou!

    Na verdade, eu nunca achei a Firebird, mesmo a original, um modelo bonito. Mas a sonoridade dela fez dela um verdadeiro sonho de consumo. Tomara que isto tenha sido preservado nesta nova versão.

    Grande abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir